e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

“Barragens. Tecnologia, Segurança e Interacção com a Sociedade”

Av. António Augusto de Aguiar,
n.º 3D, 1069-030 Lisboa secretariageral@oep.pt

Comunicado à Imprensa
Comunicado do Conselho Directivo Nacional
da Ordem dos Engenheiros

22/2005
      27 de Outubro de 2005

"Barragens. Tecnologia, Segurança e Interacção com a Sociedade”
27 a 29 de Outubro de 2005, Lisboa

O tema "Barragens. Tecnologia, Segurança e Interacção com a Sociedade” será objecto de reflexão no Seminário que terá lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, no período de 27 a 29 de Outubro.

A diminuição do ritmo de construção de grandes barragens verificada nos últimos anos, face, por um lado, ao aproveitamento dos principais recursos no Século XX e, por outro, à problemática ambiental nas suas múltiplas vertentes, contribuiu para uma retracção na discussão de temas técnicos ligados ao projecto e à construção destas obras.

Contudo, os desenvolvimentos constantes e recentes em diferentes áreas impõem a retoma da discussão do tema específico das barragens, em todas as suas componentes e interacções. De entre essas áreas, referem-se as relativas à segurança de barragens, à sua reabilitação, à exploração de albufeiras e aos novos usos da água, às análises de benefícios e de impactes e à gestão do risco. Neste contexto, merecem ainda destaque o projecto e a construção de novas barragens, os casos de comportamento em situações excepcionais, os programas de reavaliação de segurança e a revisão da regulamentação em vigor. Estas são algumas das temáticas a tratar no evento, cuja organização é da responsabilidade da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens (CNPGB).

Informações complementares disponíveis em: http://cnpgb.inag.pt
ou através do Tel.: 21 844 34 83