e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

9/2004
      13 de Dezembro de 2004

Ordem dos Engenheiros junto dos estudantes do ensino secundário

Com o intuito de divulgar a Engenharia nas suas diferentes especialidades, os cursos acreditados e as condições do exercício da profissão, a Ordem dos Engenheiros está presente na Fórum Estudante/Juventude'2004, patente na FIL até dia 18 deste mês.

Tendo em conta que esta feira visa promover o contacto dos jovens estudantes com as diferentes áreas profissionais, informando-os quanto aos acessos, currículos, saídas profissionais e mercado de trabalho de cada área, Fernando Santo, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, considera que a participação da Ordem dos Engenheiros "é uma excelente oportunidade”, que vai de encontro a um dos objectivos perseguidos pela associação profissional que representa os engenheiros portugueses "motivar os estudantes pelas diferentes áreas de engenharia de forma a que, no futuro, se mantenham os níveis de competência reconhecidos à engenharia portuguesa e indispensáveis para o desenvolvimento do país”.

Sendo a escolha de uma carreira profissional uma decisão difícil para a maioria dos jovens do ensino secundário, a qual exige um acompanhamento e informações sobre os diferentes cursos e saídas profissionais, durante o evento, a Ordem dos Engenheiros está a prestar informações aos jovens estudantes, com o intuito de os auxiliar na sua tomada de decisão. Para o efeito, no stand da Ordem dos Engenheiros está a ser fornecido material informativo e estão expostos posters, maquetes e ficheiros informáticos alusivos à Engenharia. A presença de um finalista de Engenharia Civil está também garantida, com o objectivo de demonstrar aos jovens estudantes um ensaio laboratorial de fotoelasticidade.

Durante o certame está ainda a decorrer o "Concurso Engenharia”. Limitado aos estudantes do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, este concurso incentiva os jovens a escrever uma frase sobre "Eu quero ser engenheiro(a) porque…”, "Na minha opinião a engenharia é…” e "Os engenheiros são importantes na sociedade porque…”. A melhor frase, relativa a cada uma das três propostas será premiada com um leitor de DVD e o filme "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, um telemóvel e uma Playstation, respectivamente.