e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

1/2004
      11 de Outubro de 2004

Ordem dos Engenheiros recebe estudantes

A Ordem dos Engenheiros recebeu, na sua sede, os presidentes das Associações de Estudantes das escolas de Engenharia da região Sul, com cursos acreditados.

Com o objectivo de escutar as preocupações dos futuros engenheiros portugueses, o tema central acabou por incidir no actual processo de Bolonha. A este respeito, Fernando Santo, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, reafirmou a posição da Ordem contra a atribuição do grau de "licenciado” após três anos de formação. Sendo a definição dos curriculum da responsabilidade das Universidades, a preocupação da Ordem centra-se na regulamentação da profissão, de forma a tornar claro quais as competências de cada um, consoante o número de anos e curriculum do curso em questão. Neste contexto, Fernando Santo, pediu a colaboração dos jovens no sentido de exercerem pressão junto das entidades competentes.

Recorde-se que também na sede da Ordem dos Engenheiros, na semana passada, o processo de Bolonha foi discutido pelos representantes máximos das Ordens profissionais. As nove Ordens presentes nesta iniciativa elaboraram um comunicado conjunto, solicitando ao poder político que retirasse a designação de "licenciatura” e que adoptasse para os ciclos de formação pré-doutoramento as designações de bacharel/mestre.

Durante o encontro com os estudantes, Fernando Santo, fez questão de divulgar o plano de actividades da Ordem, do qual destacou o XV Congresso Nacional de Engenharia, dedicado ao tema "Engenharia e Competitividade”, que terá lugar nos próximos dias 21 e 22 deste mês.

A colaboração futura entre a Ordem dos Engenheiros e as Associações de Estudantes foi outro dos temas do encontro, nomeadamente no que se refere à criação de um novo espaço na Revista da Ordem, dedicado aos estudantes, bem como a dinamização, junto de empresas portuguesas, de estágios de Verão para alunos dos 4º e 5º anos de licenciatura.

Em breve terão lugar novos encontros, desta vez, com representantes das escolas de Engenharia das regiões Norte e Centro.