e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

19/2005
      12 de Outubro de 2005

Ordem entrega Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2004

A Ordem dos Engenheiros (OE), através da Região Sul, vai entregar, dia 13 de Outubro, às 18h00, no Auditório da Sede da Ordem, em Lisboa, o Prémio Inovação Jovem Engenheiro.

Este prémio destina-se a distinguir trabalhos inovadores de excelência, desenvolvidos, em 2004, por engenheiros com idade até 30 anos.

Este ano, os vencedores do 1.º Prémio (ex-aequo) foram Pedro Vieira (Electrotécnica) e Francisco Couto (Informática), com trabalhos em que ficou bem patente a utilidade prática dos mesmos, não só para a comunidade científica mas também para o conjunto da sociedade.

A cerimónia vai ser presidida pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Manuel Heitor.
  • Entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2004
  • Quinta-Feira, 13 de Outubro, às 18:00h
  • Auditório da Sede da OE, Av. Sidónio Pais, 4-E, Lisboa

Aumento de Capacidade em Redes Móveis de 3ª Geração Usando Tecnologia MIMO

Eng.º Pedro Vieira

O objectivo do trabalho consiste em quantificar, através de simulação, a melhoria de capacidade associada à introdução da tecnologia MIMO (multiple-input-multiple-output) no sistema de comunicação móvel de 3ª Geração UMTS (Universal Mobile Telecommunication System). Os sistemas MIMO podem ser definidos da seguinte forma: tendo em conta uma ligação rádio entre uma estação-base e um terminal móvel, considera-se a ligação em que a estação-base e também o terminal móvel se encontram equipados com várias antenas. O conceito inerente aos sistemas MIMO passa por combinar os sinais emitidos e recebidos de uma determinada forma de modo a que seja possível melhorar o desempenho do sistema. Esta melhoria de desempenho reflecte-se na maximização dos ritmos de transmissão associados, possibilidade de implementação de serviços mais atractivos e melhoria da qualidade de serviço oferecida ao cliente final. Usando este tipo de tecnologia é possível atingir ritmos da ordem dos 21.6 Mbit/s, bastante superiores aos 2.0 Mbit/s do UMTS convencional.

Este trabalho utiliza duas tecnologias emergentes dentro das redes móveis de 3ª geração, MIMO e transmissão em modo HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). O HSDPA é já uma realidade, sendo alvo de grande interesse por parte dos fornecedores de equipamento e operadores 3G. Os sistemas MIMO aparecem como uma das formas de melhoramento de desempenho do próprio HSDPA. Pensa-se que o lançamento comercial em larga escala dos sistemas MIMO estará a uma distância temporal de pelo menos quatro anos, pelo que se justifica a aplicabilidade prática deste trabalho.

Identificação automática de evidências que suportem anotações de proteínas na literatura científica (Engenharia Informática)

Eng.º Francisco Couto

O grande interesse pela bioinformática nos últimos anos deve-se sobretudo à explosão de dados provenientes dos esforços de sequenciação dos genomas de diferentes organismos. Contudo, a anotação manual destes dados é ainda uma tarefa complexa e com custos muito elevados devido ao elevado número de publicações onde esta informação pode ser encontrada.

Para facilitar esta tarefa, foi criado um sistema que permite identificar automaticamente na literatura científica evidências que suportam anotações de proteínas. Este método integra um inovador método de prospecção de texto biológico com uma métrica de comparação de anotações.