fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

Ordem promove acções sobre Eficiência Energética em Edifícios



Av. António Augusto de Aguiar,
n.º 3D, 1069-030 Lisboa secretariageral@oep.pt

Comunicado à Imprensa
Comunicado do Conselho Directivo Nacional
da Ordem dos Engenheiros

               14/2005 
      06 de Julho de 2005

Ordem promove acções sobre Eficiência Energética em Edifícios

A Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a EDP – Energias de Portugal, vai promover acções de sensibilização sobre a "Eficiência Energética em Edifícios, nos dias 17 de Junho (Lisboa) e em Julho nos dias 8 (Porto), 11 (Coimbra) e 12 (Faro).

Actualmente, as alterações climáticas e a utilização racional dos recursos disponíveis colocam desafios à actividade imobiliária, no sentido de reduzir o consumo e os custos energéticos, para os quais contribui, em grande medida, o uso intensivo de aparelhos de ar condicionado e de aquecimento.

As metas estabelecidas para a redução das emissões de gases, tais como o dióxido de carbono (CO2), e outros, geradores de efeito de estufa, no âmbito do Protocolo de Quioto, impõem medidas e acções concretas nesse sentido.

Desta forma, a Ordem dos Engenheiros e a EDP promovem quatro acções de sensibilização/formação, dirigidas a projectistas e promotores imobiliários, para a concretização de processos construtivos, que melhorem a eficiência energética dos edifícios, perspectivando a nova regulamentação que vai entrar em vigor, já em 2006.

Os temas a tratar passam, nomeadamente, pelo enquadramento legislativo, sistemas activos de climatização, iluminação, integração de energias renováveis, e edifícios eficientes, a propósito dos quais, especialistas convidados vão apresentar exemplos de aplicação.

As próximas sessões decorrem das 09h00 às 17h45, e realizam-se no Porto, Coimbra e Faro, cujas acções irão decorrer respectivamente na Fundação Cupertino de Miranda (Av. Boavista, nº 4245) no novo Edifício da EDP-Distribuição e no Hotel Eva.


Parceiros Institucionais