fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

Projecto de Engenharia de Rui Furtado




Av. António Augusto de Aguiar,
n.º 3D, 1069-030 Lisboa secretariageral@oep.pt

Comunicado à Imprensa
Comunicado do Conselho Directivo Nacional
da Ordem dos Engenheiros

               1/2006 
      11 de Janeiro de 2011

Estádio Municipal de Braga galardoado com o "Prémio Secil de Engenharia Civil 2005”

O Estádio Municipal de Braga, cujo projecto de engenharia foi da responsabilidade de uma equipa da AFAssociados, coordenada pelo Eng.º Rui Furtado, conquistou o "Prémio Secil de Engenharia Civil 2005”, tendo sido escolhido entre os sete projectos finalistas.

Para o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo, "a singularidade desta obra mostra o resultado do trabalho colectivo entre as equipas dos projectos de Arquitectura e de Engenharia, numa interligação digna de realce”. A prova disso está no facto de o Estádio Municipal de Braga ter recebido, em 2004, o Prémio Secil de Arquitectura, entregue ao Arq.º Eduardo Souto Moura, sendo a primeira vez, em dez anos, que uma mesma obra é contemplada com as duas categorias do Prémio Secil.

O Bastonário, Fernando Santo, sublinha ainda que "o ‘Prémio Secil de Engenharia Civil’, atribuído de dois em dois anos, continua a ser um estímulo que promove o mérito, destacando os Engenheiros que, de forma anónima, são responsáveis pelos projectos que permitem materializar as obras e garantir a sua segurança”.

O "Prémio Secil de Engenharia Civil”, no valor de 50 mil euros, é uma iniciativa realizada com a colaboração da Ordem dos Engenheiros, desde 1995, que pretende incentivar e promover o reconhecimento público de autores de soluções que tenham sido aplicadas em obra e que constituam peças significativas no enriquecimento da engenharia portuguesa. Este prémio conta, desde a sua primeira edição, com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Paralelamente, foi atribuído o "Prémio Secil Universidades 2005” ex-aequo a três trabalhos: projecto do Pavilhão de Verão para a Serpentine Gallery, em Londres, por André Resende, Ivo Couto, Luís Cerqueira e Luís Silva, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; projecto de Reforço Sísmico de um Edifício "Gaioleiro” com materiais viscosos, de Miguel Branco, do Instituto Superior Técnico; e o projecto estrutural da Igreja de Notre-Dâme Du Raincy, em França, de Sandra Monteiro e Alberto Martins, da Universidade da Beira Interior.

A entrega do "Prémio Secil de Engenharia Civil 2005” e do "Prémio Secil Universidades 2005” vai acontecer dia 11 de Janeiro, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, pelas 18 horas.



Parceiros Institucionais