e2314643bb72a8d6efb0d9d894abbfe0.jpg

18/2005
      05 de Agosto de 2005

Segadães Tavares fala sobre Engenharia no Parque das Nações

No próximo sábado, dia 06 de Agosto, às 10h30, o Eng.º Segadães Tavares vai estar no Parque das Nações, para responder às questões que o público entender colocar sobre Engenharia. Esta iniciativa da Ciência Viva – Ministério da Ciência e Tecnologia, integrada na segunda edição da "Engenharia no Verão”, vai decorrer debaixo da pala do Pavilhão de Portugal, uma das emblemáticas obras de Engenharia a que está associado o nome de Segadães Tavares.

A sessão em causa vai ser uma oportunidade de prestigiar esta disciplina, uma vez que, actualmente, predomina a tendência para valorizar os aspectos estéticos das obras contemporâneas (com relevo para a intervenção da Arquitectura), em detrimento da concepção estrutural das mesmas (da responsabilidade da Engenharia).

Quem estiver, este sábado, no Parque das Nações, vai descobrir por que razão a pala do Pavilhão de Portugal desafia as leis da gravidade, no que pode ser entendido como um ponto de partida para explorar outras questões, não menos fascinantes, do mundo da Engenharia.

António Segadães Tavares, figura incontornável da Engenharia portuguesa, foi recentemente galardoado com o Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas 2004 (Outstanding Structures Award, mundialmente considerado o ”Óscar” da Engenharia estrutural), pela ampliação do Aeroporto da Madeira. Em anos anteriores, este prémio tinha sido atribuído a outras obras marcantes, tais como a Biblioteca Alexandrina (Alexandria, Egipto), a Ponte de Oresund (que liga a Dinamarca e a Suécia), ou o Museu Guggenheim (Bilbau, Espanha).

Esta iniciativa, destinada a divulgar a importância da Engenharia, insere-se na mesma linha de outras, desenvolvidas pela Ordem dos Engenheiros, nomeadamente as várias conferências que o Bastonário Fernando Santo tem feito nas Universidades e as sucessivas edições do Prémio Secil de Engenharia Civil (promovido pela Ordem dos Engenheiros e pela Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A.).