8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg

€ 37,50(Não Membro)

€ 30,00(Membro)

Segue para o correio em 48h

Os artigoscoligidos neste livro foram apresentados nas Jornadas de Engenharia Naval quese realizaram no instituto Superior Técnico em 21 e 22 de Novembro de 2006 sobo tema genérico da "Inovação e Desenvolvimento nas Actividades Marítimas". Estas Jornadas, com organização conjunta doInstituto Superior Técnico e da Ordem dos Engenheiros dão continuidade aeventos idênticos que têm sido organizados há vários anos pelas mesmasidentidades.

O tema procurareflectir a importância destas actividades no desenvolvimento das actividadesmarítimas. A competição é muito grande neste sector onde vários países têmvantagens competitivas nos salários que praticam e nas economias de escala quetêm, nomeadamente nos estaleiros navais no oriente. Também no transportemarítimo as bandeiras de conveniência criam condições vantajosas do ponto devista económico pelo que as empresas europeias estão sujeitas a umaconcorrência muito grande.

A estratégia que a Europa tem adoptado perante esta situação é apostarem produtos de conteúdo tecnológico mais elevado os quais necessitam deactividades de inovação e desenvolvimento para se poderem criar. Em Portugal tambémé necessário adoptar esta postura para se poder impulsionar as actividadesmarítimas em geral aumentando a cadeia de valor e reforçando a empregabilidadeno sector.