8d9c5256a6a22a4ccadea77e3ea3afa3.jpg
construiranacao_1446861304525d1ad3d186c.jpg

Projectar e Construir a Nação (Capa Mole)

de Marta Macedo

Engenheiros, Ciência e Território em Portugal no Século XIX

Em stock

€ 18,75(Não Membro)

€ 15,00(Membro)

Segue para o correio em 48h

Este livro sugere que as práticas científicas e tecnológicasinscritas no território do século XIX são essenciais para a experiência damodernidade e constituem um elemento histórico fundamental para a compreensãodo Portugal contemporâneo. Partilhando uma cultura de preciso imposta pelosnúmeros, a par de valores da ética militar, os engenheiros são os personagensprincipais desta narrativa. Três episódios concretos permitem uma leitura deconjunto, sequencial e cronológica, da construção ténico-científica do país. Oprimeiro revela a anatomia da Escola do Exército. O segundo acompanha aprodução burocrática do Conselho de Obras Públicas. O terceiro segueengenheiros, agrónomos e fotógrafos que constroem a paisagem tecnológica doDouro. Aí, as novas pontes, viadutos, túneis e socalcos, para além doimaginário de civilização impressionaram pelo seu poder estético,transformando-se num ícone da cultura nacional.