fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
oe_80_anos_745x206px_oe_2_14206977345821a5726b923.jpg
d5be7ba33e7e6727c38d5f64aabf5905.jpg
f94424294702c78017e30b0c79e2043b.jpg
Região Centro
Região Sul
Madeira
Açores
05-08-2011, 20:16

Eng. Nuno Miguel Alves Martins

Membro Sénior

Região: Centro

Respostas: 0

HOMOLOGAÇÃO CURSOS ENGENHARIA EM ESPANHA

De há uns anos para cá e dada a conjuntura actual e futura do nosso mercado, muitos dos nossos colegas, nos quais me incluo, foram desempenhar funções profissionais no estrangeiro. Para o desempenho dessas funções, a maioria das vezes é necessario acreditar, ou melhor, homologar o nosso curso neste novo pais de destino. No meu caso, Espanha. Como é certo e sabido, isto no é assim tão fácil ou célere, por diversas razões que não vale a pena enumerar. No entanto, em 25.3.2011, a OE e o Colegio de ICCP conseguem um importante passo para simplificar estas acreditações reciprocamente entre Es e Pt, pelo menos, segundo a informaço prestada pela OE. Passdos que estão mais de 4 meses sobre esta data, é inadmissivel que a OE ainda não tenha colocado à disposição dos seus membros as ferramentas necessárias para proceder à agilização do processo, que parece ser elaborar um formulário. Demonstra ineficácia, inercia e a total falta de apoio que é esperado que porporcione aos seus membros. Ou será que estou enganado?

Responder

#-9 Reportar esta resposta 16-04-2012, 19:17

Eng. Bruno Ricardo Vidal Quinzico

Membro

Região: Sul

Respostas: 2

Re: HOMOLOGAÇÃO CURSOS ENGENHARIA EM ESPANHA

Caro Colega, já passou bastante tempo desde a sua última mensagem, no entanto parece-me que continua tudo igual! Também estou num processo parecido (http://www.ordemengenheiros.pt/pt/forum/geral/geral/exercicio-da-engenharia-na-noza-zelandia-e-australia/) e vejo que a OE não se antecipa à globalização, nem aparenta iniciativa para potenciar estes protocolos. Não sei se é por os dirigentes da OE não sentirem pessoalmente o desejo de contribuir para o sucesso externo da nossa engenharia, por desleixo ou porque não são eles que são afectados, mas penso que seria de salutar um gesto de proactividade relativamente à potencialização de oportunidades de trabalho internacionais para Engenheiros como nós. Espero que no próximo dia regional do engenheiro 2012 seja uma das discussões em cima da mesa!

Citar

#-8 Reportar esta resposta 31-08-2011, 23:12

Eng. João Miguel Alexandre Martins

Membro

Região: Sul

Respostas: 2

Re: HOMOLOGAÇÃO CURSOS ENGENHARIA EM ESPANHA

Seria de esperar que após 75 anos de OE já existissem protocolos como o que refere (http://www.ordemengenheiros.pt/pt/centro-de-informacao/pareceres-e-propostas/protocolo-para-mobilidade-dos-engenheiros-civis-em-portugal-e-espanha-engenheiros-ibericos-estabelecem-parceria/) pelo menos entre a OE e suas congéneres da UE e países lusófonos. Ao que constato existe protocolo com o CICCP em espanha e apenas estão previstos protocolos futuros com o ICE em Inglaterra e a CONFEA no Brasil. Estarei enganado? Numa época em que se fala tanto da importância da mobilidade penso que deveria ser dada muito mais ênfase pela OE a esta sua atribuição: "11.Desenvolver relações com associações afins, nacionais e estrangeiras, podendo aderir a uniões e federações internacionais "

Citar

Responder

Parceiros Institucionais