De nacionalidade espanhola, Fausto Marsol nasceu no Porto, se repartiu a vida e os afetos pelos dois países. Se a primeira língua que falou foi o espanhol (Sevilha), foi em português que aprendeu a escrever e fez os seus estudos - inicialmente no Douro, em Lamego, cidade onde viveu entre os sete e os vinte anos.

A sua área de formação é Psicologia Clínica. Iniciou a sua atividade profissional, em 1970, na RTP, passando depois pela Xerox e pela Renault Portuguesa, até criar a sua própria empresa, O&D Consultora. 
Iniciou posteriormente uma carreira como Autor e Consultor em Desenvolvimento Organizacional e Pessoal (Coach).

Em 2001 estreou-se na escrita, com o romance "ai, adeus!". Em 2004/2005, inspirado em Nicolau Maquiavel, escreve "Maquiavel para Gestores Contemporâneos – Como Tornar-se Príncipe da Gestão". Ainda no campo literário, Fausto Marsol escreveu e editou em 2013, "Caril e Outras Receitas Amorosas", um livro de contos-receita, no qual o autor revela a sua faceta de gastrónomo.

Homem de paixões, a quem o vazio da vida parece mesmo pesar, enquanto convalesce de uma embolia pulmonar bilateral, aguarda pelo prolongado diagnóstico de um linfoma e inicia o seu tratamento após a sua confirmação. Dedica-se a desenvolver um novo projeto, desta vez ligado à foto-arte digital, "Mutações (1)", um conjunto de cerca de meia centena de obras laboriosamente trabalhadas ao longo de um ano (2014/15), precisamente aquele em que questões de saúde o quiseram afastar mais da vida. 

Adicionalmente mantém vivo um site ( http://www.fmarsol.com/), no qual publica com regularidade Poesias e Palavras sobre Paisagens.