No final do workshop os participantes deverão adquirir conhecimentos avançados de utilização do software QGIS, em particular na manipulação da base de dados espaciais, análise espacial com estruturas de dados vetorial e raster, modelação e visualização tridimensional, análise de redes, geoestatística entre outras ferramentas para o auxílio de produção e atualização de cartografia de suscetibilidade física a incêndio florestal.

A aprendizagem das ferramentas para a obtenção destes produtos será conduzida com o desenvolvimento da aplicação direta a um caso de estudo.

Com esta formação pretende-se que os participantes melhorem o desempenho pessoal, aumentem o domínio de utilização das ferramentas usadas no dia-a-dia, de modo a assegurar o melhor uso dos recursos e obtenção de resultados esperados.

Para o cumprimento desses objetivos serão apresentadas duas metodologias distintas:

Metodologia 1
Serão utilizadas ferramentas de análise em raster para a produção de superfícies de custo resultantes da combinação ponderada de várias camadas de informação (e.g. ocupação do solo, declive do terreno, velocidade média de condução). A superfície de custo produzida juntamente com os locais de origem (sede das corporações de bombeiros) e destino (locais de suscetibilidade elevada a incêndio florestal) serão usadas para a aplicação de algoritmos de Least Cost path.

Metodologia 2
Serão utilizadas ferramentas de análise de redes sobre as camadas vetoriais de rede viária e aplicação direta de algoritmos de custo mínimo baseados na impedância atribuída a cada troço de rede, desde a origem até ao destino pretendido.