David Ferreira é licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No final dos anos 90 fez um estágio curricular no antigo IGeoE (hoje, chamado de CIGeoE - Centro de Informação Geoespacial do Exército) na área de Produção de Ortofotomapas.

Esteve durante 12 anos e até à sua insolvência em 2012 na Ensul Meci - Gestão De Projectos De Engenharia, S.A, na área da Geomática. Nesta empresa teve a oportunidade de trabalhar em áreas ligadas à energia, telecomunicações e cadastro de infraestruturas, onde destaca o projeto de cadastro e inventário da rede elétrica de média tensão em cerca de um terço de Portugal e que teve a duração de 8 anos.

Ainda em 2012 e até agosto de 2013 esteve no Botswana a trabalhar para a empresa Network Solutions, onde fez parte da equipa de coordenação de um projeto de telecomunicações que consistia fazer a ligação em fibra ótica da capital Gaborone a Ramokqwebana (fronteira com Zimbabwe).

Quando regressou a Portugal executou alguns projetos como trabalhador independente. Mas passados 6 meses e com duas propostas de trabalho distintas, uma para ir para Timor e outra para colaborar com a LandCOBA, do grupo COBA, decidiu aceitar esta última. Ao longo dos 8 anos de colaboração com a LandCOBA, já geriu diversos projetos em Angola, Brasil e Guiné-Bissau, tendo a oportunidade de executar trabalhos in-loco na área da topografia clássica, LiDAR móvel e estático, drones, levantamentos batimétricos e ensaios de carga em pavimento de estrada e aeroportos. No Brasil para além das atividades referidas, manteve também a gerência da empresa participada LandPRO.