fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt

Home  > A Ordem > Especializações > Luminotecnia
Comissão de Especialização (mandato de 2022/2025)
Natália Maria Madeira da Silva Rosa Marques dos Santos - Coordenador
Rui Joaquim de Almeida Mota - Coordenador-adjunto
Vitor Manuel Nunes Gonçalves Vajão
Marinela Lourenço Fernandes
Raul Serafim Barros da Silva



Comissão Executiva toma posse e divulga programa de acção (Triénio 2010-2013)

Assim, a actual Comissão Executiva irá desenvolver a sua actividade em cinco áreas. A saber: divulgação da especialização, formação profissional, cooperação com outras organizações (como a Ordem dos Arquitectos), legislação (nomeadamente na certificação de edifícios) e, por último, por ordem mas não por importância, caracterização de actos de engenharia.

Esta comunicação insere-se na primeira área – divulgação da especialização. Para isso entende-se que um Especialista em Luminotecnia é um profissional com formação em Engenharia Electrotécnica que, no âmbito da sua formação e desenvolvimento da actividade profissional, tenha realizado acções relevantes na área da luminotecnia – entende-se por luminotecnia a ciência e a arte de utilização da luz para iluminar os espaços e as respectivas actividades desenvolvidas nos mesmos.

A candidatura à outorga do título de Especialista deve ser efectuada nos termos fixados no Regulamento das Especializações.
Os critérios específicos de avaliação incidirão na formação e experiência prática na área da especialização, incluindo o número de anos de experiência profissional – quantos mais anos maior a valoração (mínimo 10 anos); reconhecimento, pelos pares, da actividade desenvolvida nas componentes de ensino, concepção, execução ou actividades relacionadas; trabalhos apresentados (projectos, comunicações, estudos etc.); formação académica complementar ou experiência docente; e formação profissional.

Uma especialização só pode manter-se se o número de profissionais for suficientemente elevado para a alimentar e se os critérios de admissão forem calibrados para reconhecer e diferenciar o efectivo mérito profissional do Especialista. Teremos de encontrar a solução de compromisso entre estes dois parâmetros opostos. Incentivamos, por isso, os colegas que trabalham neste domínio a candidatar-se a esta especialização. A informação sobre o processo de outorga do título de Especialista encontra-se disponível no Portal.

Parceiros Institucionais