fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt

Home  > Concursos Internacionais


Neste espaço serão divulgadas todas as informações referentes a Concursos Internacionais para Projectos de Engenharia e para as áreas de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico,  assim como eventos relacionados com a promoção da engenharia portuguesa no estrangeiro.


Investigação e Desenvolvimento Tecnológico


Concursos 7º Programa Quadro 2012


O 7.º Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico é o maior instrumento de co-financiamento de projectos de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração da Comunidade Europeia. O apoio financeiro é concedido a propostas em consórcio internacional, avaliadas através de um processo independente e transparente.

O 7.º PQ compõe-se por 4 subprogramas: "Cooperação", "Capacidades", "Ideias" e "Pessoas".

No passado dia 20 de Julho de 2001 foram lançados os concursos para a submissão de propostas para projectos a financiar em 2012, com um orçamento global superior a 7 mil milhões de euros.

  • Projectos dirigidos à Inovação Tecnológica em empresas

Programa Capacidades - Investigação em Benefício das PMEs

Fortalecer a posição global das PME, estabelecendo redes de contactos, e construir relações com parceiros internacionais, acedendo a centros de investigação de excelência e ao desenvolvimento na investigação e inovação.

1 - Investigação para as PME: apoiar pequenos grupos de PME inovadoras na resolução de problemas tecnológicos comuns ou complementares.
2 - Investigação para as associações de PME: apoiar as associações e grupos de PME no desenvolvimento de soluções para problemas comuns a muitas PME em sectores específicos.

Concursos em aberto »»»

  • Projectos destinados ao desenvolvimento tecnológico de produtos e serviços em benefício de empresas

    Programa Cooperação

    O programa visa criar ou consolidar a liderança europeia em áreas científicas e tecnológicas estratégicas.Consulte os concursos abertos da sua área de interesse:

Saúde
A investigação europeia sobre a saúde incidirá principalmente sobre a investigação translacional: tradução de descobertas básicas em aplicações clínicas, desenvolvimento e validação de novas terapias, métodos para a promoção da saúde e medidas preventivas, incluindo a promoção do envelhecimento saudável, ferramentas de diagnóstico e tecnologias médicas, e sistemas de cuidados de saúde sustentáveis e eficientes.

Alimentação, Agricultura e Pescas, e Biotecnologia
Investigação sobre a segurança alimentar e cadeias de alimentos, doenças ligadas à alimentação, escolhas alimentares dos consumidores e o impacto dos alimentos e nutrição sobre a saúde.

Tecnologias da Informação e Comunicação
As actividades de investigação sobre as TIC abrangerão prioridades estratégicas em áreas onde a Europa é líder industrial e tecnológica, tais como as redes de comunicação, sistemas incorporados, nanoelectrónica e tecnologias do conteúdo audiovisual.

Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção
A concepção de novos processos produtivos pode assinalar uma redução das emissões poluidoras e o uso mais racional dos recursos naturais. Ao mesmo tempo, a inovação dos produtos, criando artigos mais seguros e fiáveis, e os veículos mais ecológicos, combinados com a inovação no sector de construção, pretendem ir de encontro às necessidades das pessoas e melhorar a sua qualidade de vida, ao reduzir os riscos e melhorando a saúde e o bem-estar.

Energia
Os investigadores ajudarão a transformar o actual sistema energético noutro mais sustentável, tornando-o menos dependente de combustíveis importados. O resultado final será a diversidade de fontes energéticas, em particular as renováveis, os meios de transmissão de energia e as fontes não-poluentes.

Ambiente (incluindo Alterações Climáticas)
O programa "Ambiente” será implementado sob a seguinte estrutura: Alterações climáticas, poluição e riscos; Gestão Sustentável dos Recursos; Tecnologias ambientais, Ferramentas de observação e Estudo da Terra.

Transportes (incluindo Aeronáutica)
As actividades que se pretende abranger são: Aeronáutica e transporte aéreo; Transporte sustentável de superfície e Apoio ao sistema global de navegação por satélite europeu — o Galileo e o EGNOS.

Espaço
As actividades de investigação pautar-se-ão pelas seguintes áreas: Aplicações espaciais ao serviço da sociedade europeia; Exploração do espaço e Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para fortalecer a presença no espaço.

Segurança
A investigação abordará temas ligados à protecção civil (antiterrorismo e gestão de crises) e contribuirá para numerosas políticas comunitárias, tais como o transporte, a mobilidade, a protecção civil, a energia, o ambiente e a saúde.


  • Oportunidades para formação de quadros de investigadores e para financiar a cooperação entre empresas e a Universidade

Programa Pessoas
Partindo da experiência profícua das acções Marie Curie, o programa Pessoas melhorará o potencial humano na investigação e desenvolvimento europeus, abrangendo todas as fases da vida profissional do investigador, desde o treino inicial até à aprendizagem contínua e progressão na carreira.

Concursos em aberto »»»



Nota: Para mais informações relativamente a estes concursos, contacte os Pontos de Contacto Nacionais do Gabinete de Promoção do 7ºPQ da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia »»»




Projectos de Engenharia


Concurso "Waste Water Treatment Project - Sabac"
Concurso  para o mercado sérvio da água, no âmbito do design e construção de estações de tratamento de águas residuais.

- O prazo termina a 1 de Agosto de 2011
- Informação adicional em »»


Parceiros Institucionais