fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt

Home  > A Ordem > Região Centro > Prémios Novas Fronteiras da Engenharia
Os prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia" são atribuídos por um Fundo com o mesmo nome, constituído em Março de 2011 com o saldo existente nas contas do ICEE 2007 – International Conference on Engineering Education, The Moving Frontiers of Engineering e pela contribuição, em igual montante, da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.
Anualmente são atribuídos dois prémios:
  • Um prémio que distingue um artigo publicado em revista científica nacional ou internacional ou apresentado em congresso científico nacional ou internacional, ou o desenvolvimento de uma ferramenta de ensino web, não comercial, direcionada para o Ensino da Engenharia, da autoria de um docente ou grupo de docentes do Ensino Superior, Universitário ou Politécnico, de uma Escola Superior de Engenharia, da Região Centro de Portugal (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco). O valor do prémio é de 2500 Euros.
  • E um prémio, patrocinado pelo Grupo Alves Bandeira, que distingue os melhores trabalhos da autoria de um aluno ou grupo de alunos do Ensino Secundário ou do Ensino Básico, relativo a Engenharia ou Tecnologia, de Escolas localizadas na Região Centro (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco), individualmente ou em grupo com o máximo de quatro elementos. O valor deste prémio é de 1200 Euros, para o primeiro classificado, de 500 Euros, para o segundo classificado e de 300 Euros, para o terceiro classificado.

No ano de 2024 os trabalhos a apresentar pelos alunos deverão estar subordinados ao tema "A Engenharia dá Vida aos Resíduos".

Júri do prémio atribuído a docentes: A divulgar oportunamente

    Júri do prémio atribuído a alunos: A divulgar oportunamente

    Download:
    Editais prémios 2024
    Regulamento alunos
    Regulamento docentes
    Boletim de candidatura alunos
    Boletim de candidatura docentes
    Cartaz prémio alunos
    Folheto prémio alunos
    Cartaz prémio docentes



    Edição 2023 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Decorreu no dia 21 de setembro, no auditório da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, a sessão de entrega dos Prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia", edição 2023.

    Na categoria Docentes de Engenharia foi vencedor o artigo: "Mecânica dos Solos - implementação de flipped learning em ensino híbrido”, da autoria dos docentes Margarida Pinho Lopes e Joaquim Gonçalves Macedo (Universidade de Aveiro).

    Na categoria Alunos do Ensino Básico e Secundário - Prémio Alves Bandeira, foram premiados os seguintes trabalhos:

    1º Prémio: "Um Desvio no Mundo Digital”, da autoria de Maria Beatriz Monteiro; Maria Benedita Braz; Matilde Marques e Sofia Cardoso - Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra, com orientação da Professora Carla Neves da Costa.

    2º Prémio: "Poupança de Energia na Utilização de Lâmpadas e Motores de Estores”, da autoria de Filipa Pissaro, Inês Macedo, Maria Inês Guiomar e Rita Simões - Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra, com orientação do Professor António José Ferreira.

    3º Prémio: "SFI - Construção de um Sensor de Forças de Impacto”, da autoria de Ana Margarida Simões, João Pedro Gil, João Simões Ribeiro e Maria Inês Colaço - Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra, com orientação do Professor António José Ferreira.




    Edição 2022 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Foram anunciados no dia 28 de setembro, na sessão de entrega de prémios, que se realizou no auditório da Sede da Região Centro da Ordem, em Coimbra os vencedores da edição 2022 dos Prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia".

    Na categoria Docentes de Engenharia foi vencedor o artigo: "New methodology for product development process using structured tools”, da autoria dos docentes António Manuel de Amaral Monteiro Ramos e Carlos Alberto Moura Relvas (Universidade de Aveiro).

    Na categoria Alunos do Ensino Básico e Secundário, foram premiados os seguintes trabalhos:

    1º prémio: "RAD – Reutilizar água numa destilação”, da autoria de Margarida Maria Gomes Coelho, Maria Inês Soeiro Rodrigues Estanqueiro e Miguel Duarte Martins Simões Ferreira - Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra, com orientação do Professor António Ferreira.

    2º prémio: "IoToy Desenvolvimento de produtos que use a IoT para monitorizar um ambiente e a temperatura de uma pessoa reutilizando peluches”, da autoria de Rodrigo Rebelo Gonçalves, Simão da Costa Rocha e Carlos Eduardo Marques Xavier - Associação desenvolver o Talento, Guarda, com orientação do Engenheiro Mateus Victorelli.

    3º prémio: "Volta na Economia Circular”, da autoria Maria Benedita Rêgo Canha Marques Braz, Matilde Rodrigues Marques e Sofia Saraiva Cardoso - Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra, com orientação da Professora Maria Albertina Melo.

    Na sessão de entrega de prémios, que se realizou no auditório da Sede da Região Centro da Ordem, em Coimbra, intervieram, a Presidente da Região Centro, Engª Isabel Lança, a Presidente da Comissão Coordenadora do Fundo Novas Fronteiras da Engenharia, Engª Graça Rasteiro, a Presidente da Direção, Engª Isabel Pinto e o Engº José Batista, em representação do Grupo Alves Bandeira, que procederam à entrega dos prémios aos vencedores. Após entrega de prémios seguiu-se a apresentação dos trabalhos vencedores, numa sessão moderada pelo Engº Paulo Rupino.







    Edição 2021 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Foram anunciados no dia 23 de setembro, na sessão de entrega de prémios, que se realizou no auditório da Sede da Região Centro da Ordem, em Coimbra os vencedores da edição 2021 dos Prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia".

    Na categoria Docentes de Engenharia foi vencedor o artigo: "New Teaching and Learning Practices in the Discipline of Real Estate Evaluation, Quality and Rehabilitation of Building at UBI, Portugal”, da autoria do Professor Engº João Carlos Lanzinha (Universidade da Beira Interior).

    Na categoria Alunos do Ensino Básico e Secundário, foram premiados os seguintes trabalhos:

    1º prémio: "Desenvolvimento de melhores habitações temporárias para refugiados”, de Miguel Oliveira e Bruno Coelho - Associação desenvolver o Talento, Guarda, com orientação do Engenheiro Tiago Caldeira

    2º prémio: "BRAILLE + EQUIDADE | LITERACIA | INCLUSÃO Desenvolvimento de produtos educacionais para crianças e jovens com deficiência visual utilizando a tecnologia de impressão 3D”, de Manuel Cêrca e Rodrigo Gonçalves - Associação desenvolver o Talento, Guarda, com orientação do Engenheiro Mateus Victorelli

    3º prémio: "PRIFA – Produtos Retardadores de Incêndios Florestais para Autoproteção: um estudo comparativo através de ensaios à chama”, de Afonso Oliveira, Ana Oliveira, Camila Marques e Joana Vicente - Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra, com orientação do Professor António Ferreira.

    Nesta sessão foram também assinalados os 10 anos do Fundo e homenageados os Engenheiros Carlos Sá Furtado e Celestino Quaresma, dois dos principais impulsionadores do Fundo Novas Fronteiras da Engenharia, que foi constituído em março de 2011 com o saldo existente nas contas do ICEE 2007 – International Conference on Engineering Education, The Moving Frontiers of Engineering e pela contribuição, em igual montante, da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.






    Edição 2020 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    No dia 01 de outubro de 2020, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia” aos vencedores da edição de 2020.

    Prémio Docentes de Engenharia

    Artigo Vencedor: "Instalação Experimental para Simulação do Escoamento de Águas Subterrâneas em Meios Porosos Saturados”,
    da autoria  dos Professores João Vieira e João Pedroso de Lima, da Universidade de Coimbra.



    Prémio Alunos do Ensino Básico e Secundário | Tema: "A Engenharia faz um mundo melhor”

    Vencedor: Trabalho "Uma Viagem Intersideral - desenvolvimento de jogo de computador para pessoas com deficiência motora”,
    da autoria dos alunos Manuel Cerca, Lucas Paredes e Simão Rocha, alunos do 6º e 7º anos, da Associação desenvolver o Talento – Guarda, com orientação do professor Mateus Victorelli.






    Edição 2019 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:
    • Carlos Sá Furtado
    Restantes membros do júri:
    • Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    • Cidália Costa Fonte (Universidade de Coimbra)
    • Silvio José Pinto Simões Mariano (Universidade da Beira Interior)
    • Fernando Reinaldo Ribeiro (Instituto Politécnico de Castelo Branco)
    • António Martins (Instituto Politécnico da Guarda)
    • Paulo Miguel Ferreira Castro Mendes (Instituto Politécnico de Viseu)
    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:
    • Fernando Pedro (ICEE)
    Restantes membros do júri:
    • Eugénio Rangel (OE)
    • Ema Matos (OE)
    • Maria Fernanda da Silva Rodrigues (OE)
    • José Manuel Serras de Oliveira Tavares (OE)
    • Álvaro Saraiva (OE)
    • Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro Quinta-Nova (IPCB)
    • Isabel Quintaneiro (OE)
    No dia 26 de setembro, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia” aos vencedores da edição de 2019.

    Prémio Docentes de Engenharia

    Artigo Vencedor: "Using the Jupiter Notebook as a Tool to Support the Teaching and Learning Processes in Engineering Courses ”,
    da autoria  dos Professores Alberto Cardoso, Joaquim Leitão e César Teixeira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.




    Prémio Alunos do Ensino Básico e Secundário

    Vencedor: Trabalho "Space Shuttle de Noé: Monitorizamos, porque nos preocupamos!”,
    da autoria dos alunos Alexandre Alípio, João Duarte e Francisco Loureiro, do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), tendo como orientadora a professora Susana Devesa.



    Menção Honrosa: Trabalho "Cidades Inteligentes”,
    da autoria dos alunos João  Botelho, Miguel Oliveira e Simão  Rocha, da Associação Desenvolver o Talento, sob orientação do professor Carlos Martins.





    Edição 2018 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:
    • Carlos Sá Furtado (Presidente)
    Restantes membros do júri:
    • Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    • Manuel Senos Matias (Universidade de Aveiro)
    • Carlos Alexandre Bento Capela (Instituto Politécnico de Leiria)
    • Paulo Miguel Ferreira Castro Mendes (Instituto Politécnico de Viseu)
    • António Mário Velindro dos Santos Rodrigues (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)

    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:
    • Fernando Pedro Figueiredo (FCTUC / ICEE)
    Restantes membros do júri:
    • Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro Quinta-Nova (Membro da Comissão de Especialização SIG)
    • Ema Matos (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente)
    • Maria Fernanda Rodrigues (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Civil)
    • José Manuel Serras de Oliveira Tavares (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Florestal)
    • Gustavo Nuno Catalão Carvalho (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia dos Materiais)
    • Alberto Cardoso (Engenharia Informática)
    • Isabel Quintaneiro (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica)

    No dia 20 de setembro, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia” aos vencedores da edição de 2018.


    Prémio Docentes de Engenharia

    Artigo Vencedor: "Mobile Robots as a Tool to Teach First Year Engineering Electronics",
    da autoria Professores Pedro Fonseca, Paulo Pedreiras e Filipe Silva, da Universidade de Aveiro.





    Prémio Alunos do Ensino Básico e Secundário

    Vencedor: Trabalho "Projeto Mochu",
    da autoria dos alunos Rafael Amaral, João Pedro Carvalho e Francisco Ferreira Relvão, do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), tendo como orientadora a Professora Susana Margarida Costa de Almeida Devesa.




    2º Lugar: Trabalho "Nanopartículas, Mega aplicações: Nanopartículas de prata ao serviço da floresta",
    da autoria dos alunos Bárbara Alves, Joana Oliveira e João Cabelo, do CAIC, também sob orientação de Susana Devesa.



    A finalizar a sessão de entrega de prémios atuou o Cantemus – Coro Juvenil do Município de Cantanhede, dirigido pelo Maestro Augusto Mesquita.






    Edição 2017 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:
    • Carlos Sá Furtado (Presidente)
    Restantes membros do júri:
    • Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    • Manuel Senos Matias (Universidade de Aveiro)
    • Fernando Santos (Universidade da Beira Interior)
    • José Carlos Almeida (Instituto Politécnico da Guarda)
    • Pedro Rodrigues (Instituto Politécnico de Viseu)

    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:
    • Fernando Pedro Figueiredo (FCTUC / ICEE)
    Restantes membros do júri:
    • Álvaro Saraiva (Vogal do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros)
    • Ema Matos (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente)
    • Maria Fernanda Rodrigues (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Civil)
    • Elisa Almeida (Vogal do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros)
    • Gustavo Carvalho (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia dos Materiais)
    • Alberto Cardoso (Engenharia Informática)
    • Isabel Quintaneiro (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica)

    No dia 21 de setembro, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia” aos vencedores da edição de 2017.


    Prémio Docentes de Engenharia

    Artigo Vencedor: "Augmented Reality in Engineering",
    da autoria de Paulo Menezes da Universidade de Coimbra, Fátima Chouzal, Diana Urbano e Teresa Restivo  da Universidade do Porto





    Prémio Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra (Alunos do Ensino Básico e Secundário)

    Vencedor: Trabalho "Ecohidro Carregador",
    da autoria da aluna Inês Coimbra Sinde Monteiro, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, tendo como orientadora a docente Maria Albertina Bastos dos Reis de Melo.




    2º Lugar: Trabalho "BioActions, BioWorld - Produção e caracterização de um biopolímero biodegradável",
    da autoria do aluno João Pedro Carvalho, do Colégio da Imaculada Conceição, tendo como orientadora a docente Susana Margarida Costa de Almeida Devesa.



    3º Lugar: Trabalho "Antimatéria",
    da autoria dos alunos Gabriela Lapa, João Ferreira e Pedro Almeida, Colégio da Imaculada Conceição, tendo como orientadora a docente Susana Margarida Costa de Almeida Devesa.




    Edição 2016 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"


    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:

    Carlos Sá Furtado (Presidente)

    Restantes membros do júri:

    Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    Pedro Rodrigues (Instituto Politécnico de Viseu)
    Jorge Barbosa (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)
    Vitor Cavaleiro (Universidade da Beira Interior)
    Pedro Miguel Gonçalves Martinho (Instituto Politécnico de Leiria)

    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:

    Isabel Pinto (Universidade de Coimbra)

    Restantes membros do júri:

    Álvaro José Ribeiro Saraiva (Vogal do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros)
    Ema Matos (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente)
    António José Pires Batista  (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica)
    Elisa Almeida (Vogal do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros)
    Alberto Cardoso (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Informática)
    Fernando Garcia (Vogal do Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica)

    No dia 22 de setembro, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia” aos vencedores da edição de 2016.


    Prémio Docentes de Engenharia

    Artigo Vencedor: "Project-based learning in Geotechnics: Cooperative Versus Collaborative TeamWork”,
    da autoria de Margarida João Fernandes de Pinho Lopes e Joaquim Miguel Gonçalves Macedo, da Universidade de Aveiro.



    Prémio Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Coimbra
    (Alunos do Ensino Básico e Secundário)

    Vencedor: Trabalho "Privacidade Júnior",
    da autoria dos alunos João Nuno Fonseca Cordeiro e João Pedro Pinto Botelho, da Associação Desenvolver o Talento, tendo como orientadora a docente Margarida Miragaia.




    2º Lugar: Trabalho "Chapéus há muitos…",
    da autoria dos alunos António Hipólito, Mário Cristóvão e Sara Guerreiro, do Colégio da Imaculada Conceição, tendo como orientadora a docente Susana Margarida Costa de Almeida Devesa.




    3º Lugar (ex-aequo): Trabalho "Sensor de Humidade”,
    da autoria dos alunos Guilherme Eufrásio Rodrigues, Mariana Canais Pinto e Maria Miguel Carvalho Dias Rasteiro, Colégio da Imaculada Conceição, tendo como orientadora a docente Margarida Miragaia.




    3º Lugar (ex-aequo): Trabalho "Ideias em Rede”,
    da autoria dos alunos Carlos José Gonçalves Carrilho, Carolina Martins Florêncio e Sandra Marisa Carvalho Andrade, da Escola Secundária Soares Basto, de Oliveira de Azeméis, tendo como orientadora a docente Filomena Mendes.



    Menção Honrosa: Atribuída à docente Susana Margarida Costa de Almeida Devesa pelo trabalho que tem vindo a desenvolver com os alunos do Colégio da Imaculada Conceição.






    Edição 2015 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"


    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:

    Carlos Sá Furtado (Presidente)

    Restantes membros do júri:

    Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    Carlos Silva (Universidade de Aveiro)
    João Lanzinha (Universidade da Beira Interior)
    José Carlos Almeida (Instituto Politécnico da Guarda)
    José Carlos Metrôlho (IPCB - Escola Superior de Tecnologia)
    Fátima Barreiros (Instituto Politécnico de Leiria)

    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:

    Isabel Pinto (Universidade de Coimbra)

    Restantes membros do júri:

    Ema Matos (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente)
    Alberto Cardoso (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Informática)
    Gustavo Carvalho (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia de Materiais)
    Fausto Freire (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Mecânica)
    Fernando Garcia (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Química)
    Elisa Almeida (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Geográfica)

    No dia 23 de setembro, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia”, aos vencedores da edição de 2015.


    Prémio Docentes de Engenharia
    Artigo Vencedor:
    "On-Light: Optical Social Network”,
    da autoria de Rogério Pais Dionísio, docente na Escola Superior de Tecnologia - Instituto Politécnico de Castelo Branco.




    Prémio Alunos do Ensino Básico e Secundário:
    Vencedor: "Aerobarco, the Green Boat”,
    da autoria dos alunos João Pedro Carvalho, José Bernardo Santos e Barnabás Hughes, do Colégio da Imaculada Conceição, tendo como orientadora a docente Susana Margarida Costa de Almeida Devesa.




    Menção Honrosa:"A exploração do mar é o novo desafio da engenharia”
    da autoria dos alunos Maria Sofia de Vasconcelos Morais Murça e Miguel Eduardo de Vasconcelos Morais Murça, do Colégio de São Teotónio, orientados por Susana Margarida Jesus Silva.





    Menção Honrosa:"Martim Aqua Resort”
    da autoria dos alunos Inês José Melo Marques e Daniela Santos Neves Rodrigues, da Escola Básica Martim de Freitas, orientados por Maria Albertina Bastos Reis de Melo.








    Edição 2014 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"


    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:

    Carlos Sá Furtado (Presidente)

    Restantes membros do júri:

    Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    Inês Portugal (Universidade de Aveiro)
    Manuel Santos Silva (UBI)
    Paulo Fernandes (IPL- civil)
    Fernando Sebastião (I Politécnico de Viseu , Electrotecnia)
    José Torres Farinha (IPC, ISEC)


    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:

    Paulo Rupino (Universidade de Coimbra)

    Restantes membros do júri:

    Elisa Almeida (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Geográfica)
    Fernando Garcia (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Química)Fernando Rebelo (Engª Civil)
    Ema Matos (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente)
    Álvaro Saraiva (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Geológica e de Minas)
    Pascoal Faísca (vogal do Colégio de Engenharia Eletrotécnica)


    No dia 24 de setembro, pelas 17h30, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia”, aos vencedores da edição de 2014.

    Prémio Santander Totta - Docentes de Engenharia

    Artigo Vencedor:
    "A Joint Academy-Industry Initiative for the Development of an Engineering Program”,

    da autoria dos docentes João Carlos Costa Faria da Cunha, José Pedro Matos Nogueira Amaro e António Luís Ferreira Marques, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.





    Prémio Alves Bandeira - Alunos do Ensino Básico e Secundário:

    Vencedor:
    "The Rise of the Machines”,
    da autoria dos alunos João Pedro Carvalho, José Bernardo Santos e Barnabás Hughes, com orientação da professora Susana Margarida Costa de Almeida Devesa, do Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), em Cernache.







    Edição 2013 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:

    Carlos Sá Furtado (Presidente)

    Restantes membros do júri:

    António Ferrari (Universidade de Aveiro)
    João Carlos Lanzinha (Universidade da Beira Interior)
    Celestino Quaresma (Ordem dos Engenheiros)
    Jorge Bernardino (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra)
    Filipe Alberto Carreiro (Instituto Politécnico de Castelo Branco)

    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:

    Paulo Rupino (Universidade de Coimbra)

    Restantes membros do júri:

    Elisa Almeida (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Geográfica)
    Alberto Cardoso (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Geográfica)
    Fernando Garcia (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Química)
    Rui Prata Ribeiro (Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Civil)
    Ema Matos (Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente)

     

    No dia 23 de setembro, pelas 17h00, realizou-se no auditório da sede da Região Centro, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia”, aos vencedores da edição de 2013.

    Prémio Santander Totta - Docentes de Engenharia (ex-aqueo)

    Artigo Vencedor: "Increasing student commitment in introductory programming learning.”
    da autoria dos docentes António José Nunes Mendes, Luís Santos Coelho Paquete e Fernando Amílcar Bandeira Cardoso da Universidade de Coimbra e Anabela de Jesus Gomes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

     

     

    Artigo Vencedor: "Methodology and International Collaboration in Teaching Reconfigurable Systems.”
    da autoria dos docentes Valery Sklyarov e Louliia Skliarova, da Universidade de Aveiro e Alexander Sudnitson, da Tallinn University of Technology.

     

     

    Prémio Alves Bandeira - Alunos do Ensino Básico e Secundário
    Vencedor:"Engenharia e Biomimética: uma simbiose rumo ao desenvolvimento.”
    da autoria da aluna Joana Rita Pinto Galvão, da Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra.

     

     
     
    Menção Honrosa:"Estudo do casco de um navio para futuras evoluções.”
    da autoria dos alunos Jaime Domingos Marques, Tomás Bessa de Curado Rodrigues e António de Sá Godinho, da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Martim de Freitas, em Coimbra, e com orientação da Professora Maria Albertina Bastos Reis de Melo.
     
     
     
     

    Menção Honrosa: "Com Engenharia, poupe energia e no futuro sorria.”
    da autoria dos alunos Diogo Nogueira Pires Gerardo e Ivo Diogo Correia Martins, da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Martim de Freitas, em Coimbra, e com orientação da Professora Maria Albertina Bastos Reis de Melo.

     


     

    Edição 2012 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia"

    Júri do prémio atribuído a docentes:

    Presidente do júri:

    Carlos Sá Furtado - Presidente da Comissão Coordenadora do Fundo "Novas Fronteiras da Engenharia"

    Restantes membros do júri:

    António Ferrari - Universidade de Aveiro
    Vítor Cavaleiro - Universidade da Beira Interior
    Fátima Barreiros - Instituto Politécnico de Leiria
    Celestino Quaresma - Ordem dos Engenheiros


    Júri do prémio atribuído a alunos:

    Presidente do júri:

    Paulo Rupino - Universidade de Coimbra

    Restantes membros do júri:

    Altino Roque Loureiro - Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Mecânica
    Elisa Almeida - Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia Geográfica
    Isabel Lança - Coordenadora do Colégio Regional de Engenharia do Ambiente
    Rui Prata Ribeiro - Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Civil

    No dia 20 de setembro de 2012 realizou-se em Coimbra, no auditório da sede regional da Ordem dos Engenheiros, a cerimónia de reconhecimento público dos vencedores da edição de 2012 dos prémios "As Novas Fronteiras da Engenharia”.

    Na categoria Docentes de Engenharia o prémio de 2500 Euros foi atribuído ao artigo "Cooperative Leraning in a Soil Mechanics Course at Undergraduate Level” da autoria dos docentes Margarida Lopes, Joaquim Macedo e Fernando Bonito, da Universidade de Aveiro. Nesta categoria foram ainda atribuídos menções honrosas aos artigos: "Integrating User Studies Into Computer Graphics-Related Courses”, da autoria dos docentes Beatriz Santos, Paulo Dias, Samuel Silva, Carlos Ferreira e Joaquim Madeira, da Universidade de Aveiro, e "Development and Application of Competencies for Graduate Programs in Energy and Sustainability” da autoria dos docentes Stuart Batterman, António Gomes Martins, Carlos Henggeler Antunes, Fausto Freire e Manuel Gameiro da Silva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

     

     

    Na categoria Alunos do Ensino Básico e Secundário o prémio de 2000 Euros foi para o trabalho "Energia Doméstica”, da autoria dos alunos Jorge Diogo Laranjeira e João Pedro Resende da Escola Secundária com 3º Ciclo de Albergaria-a-Velha e com Orientação da Professora Teresa Duarte.

     

     

     

    Parceiros Institucionais