fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt

Home  > Área Internacional > Engenheiros Portugueses no Estrangeiro > Eng. João Pereira
Da Nang - Vietname








Eng. João Pereira

Da Nang, Vietname


Engenheiro Civil no Vietname

Engenheiro João Pereira, licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico vive em Da Nang, no Vietname, desde novembro de 2013.

Atualmente, desempenha a função de Engenheiro Residente na Louis Berger: "Desenvolvo a minha atividade profissional para a empresa americana Louis Berger e o dono de obra é o Governo do Vietname. A obra é financiada pelo Banco Mundial", esclarece.


Ver mapa maior


É Engenheiro, responsável pela equipa de fiscalização da construção de duas estradas e 2 pontes (Ponte Co Co, em arco, com um desenvolvimento de 90 metros e construída em betão armado e com tirantes para suspensão do tabuleiro e a Ponte Hua Phouhoc, com um desenvolvimento de 720 metros, por avanços, em betão armado pré-esforçado). Os trabalhos ficarão concluídos no mês de julho e posteriormente os seus planos estender-se-ão para o Sri Lanka, integrando a equipa de fiscalização da reabilitação de uma estrada e 25 pontes.

Relativamente às condições de trabalho, na cidade onde vive e trabalha, Engenheiro João Pereira afirma que "têm acesso à maior parte dos artigos e meios existentes no primeiro mundo".
A sua remuneração mensal atual encontra-se entre os 8 e os 9 mil euros.

Anteriormente, entre 1996 e 2009, trabalhou na área de obras de arte das Estradas de Portugal. Foi em 2008 que decidiu emigrar por razões profissionais.

"A partir de março de 2009, trabalhei sucessivamente na Argélia, em Portugal, em Moçambique, em Angola e no Haiti, sempre no domínio das obras de arte e estradas (em Angola também na área de reabilitação estrutural de uma barragem)", acrescenta o Eng. João Pereira.





Viver e Trabalhar no Vietname

No que diz respeito à adequabilidade das competências e experiência profissional adquirida em Portugal, Eng. João Pereira esclarece que "Somos sempre encarados como maior respeito profissional em todos os locais onde estivemos e nos trabalhos que desenvolvemos. Através do contacto com colegas de outros países, inclusivé da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos, verifica-se a qualidade do nosso ensino e a capacidade que temos em "pensar e resolver" as situações com que nos deparamos. Nunca em nenhum dos países onde trabalhei precisei de apresentar qualquer documento para demonstrar qual a minha profissão ou formação. Para além da formação em Engenharia Civil, a formação como Coordenador de Segurança revelou-se muito útil."

Eng. João Pereira, assume ainda que no país onde se encontra as condições de vida podem considerar-se boas e as de trabalho muito boas.

Quanto à habitação, Eng. João Pereira aconselha a verificação do valor do aluguer das casas/apartamentos, antes de partir e do estabelecimento dos termos contratuais, pois a oferta de habitação poderá ser reduzida nos locais pretendidos e os preços são muitos elevados, comparativamente à qualidade oferecida.
Atualmente, desconhece a existência de qualquer Comunidade de Apoio a Cidadãos Portugueses em Da Nang. Quanto ao Sistema de Saúde, Eng. João Pereira informa que "O Sistema Público é mau e o privado tem preços mais elevados do que encontramos em qualquer país da Europa. Será sempre necessário emigrar possuindo um Seguro de Saúde".

Daqui a 10 anos, apesar de manifestar a vontade de estar em Portugal, Eng. João Pereira afirma que irá estar provavelmente nos Estados Unidos.

Contactos
jmcantinhopereira@gmail.com

Parceiros Institucionais