c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
ene_rea_proj_dim_bat_con_800x420_2_1012518946357c4b6e8d00.jpg

Ação de Formação: "Energia Reativa: Projeto e Dimensionamento de Baterias de Condensadores"

Online, Plataforma ZOOM

23, 25 e 26 de novembro

Online, Plataforma ZOOM

Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
correio@centro.oep.pt
O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, em conjunto com o IEP irá realizar uma ação de formação sobre Energia Reativa: Projeto e Dimensionamento de Baterias de Condensadores, de interesse para os Engenheiros Eletrotécnicos.

Enquadramento

Esta formação tem como missão apresentar os conceitos fundamentais de correção de fator de potência, e habilitar profissionais da área eletrotécnica (Técnicos e Engenheiros) a desenvolver projetos de baterias de condensadores para compensação de energia reativa em instalações industriais.
O baixo fator de potência representa um mau aproveitamento da potência elétrica disponível, além de valores adicionais cobrados na fatura de energia, que podem representar cobranças adicionais de até 3 vezes o valor da tarifa da energia reativa.
Através de exercícios práticos, poderá desenvolver a metodologia de cálculo, formas de comando e controlo, bem como, conhecer as boas práticas de projeto dos painéis para otimizar a vida útil dos condensadores e suas canalizações.

• Potência elétrica em corrente alternada;
  • Triângulo de potências e fator de potência - cos (φ);
  • Efeitos negativos do baixo fator de potência em instalações industriais;
  • Legislação vigente para faturação de energia reativa;
  • Dimensionamento de baterias de condensadores a partir da especificação de cargas;
  • Dimensionamento de baterias de condensadores a partir dos resultados de analisadores de energia;
  • Boas práticas de dimensionamento mecânicos dos painéis;
  • Distorção harmónica de corrente e tensão: Efeitos negativos em baterias de condensadores;
  • Critérios especiais de projetos em redes com distorção harmónica.
  • Exercícios práticos

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
  • Compreender os efeitos negativos do baixo fator de potência nas instalações elétricas industriais, no âmbito financeiro e de eficiência energética.
  • Identificar instalações com baixo fator de potência
  • Interpretar dados provenientes de analisadores e medidores de energia
  • Especificar e projetar corretamente baterias de condensadores para adequação do fator de potência de forma a reduzir os custos com a eletricidade.
Local: Formação ministrada à distância (online), através da plataforma ZOOM

Carga Horária Total: 16 horas online em horário pós-laboral.

Datas:
  • 23 e 25 de novembro entre as 18h30 e as 22h30
  • 26 de novembro entre as 09h00 e as 18h00
Custo:
  • Membros Estudantes: 30,00 €
  • Membros: 80,00 €
  • Não Membros: 150,00 €
Pré-Inscrições até 10 de novembro através do Balcão Único - SiGOE.

*Notas relativas à posterior inscrição:

• Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição, sendo aplicado o preço de não membro.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição.