c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
oe_tratolixo_webinar_header_17908023915f044c865d254.jpg

Apresentação da implementação de Sistemas de Recolha Seletiva de Biorresíduos através de Sacos Óticos

2.ª Conferência | Webinar

Plataforma Zoom

13 de julho de 2020 | 14h30

Plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação Nacional
A Ordem dos Engenheiros, a Tratolixo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses promovem, no próximo dia 13 de julho, pelas 14h30, uma Sessão de apresentação, em formato de Webinar, dedicada ao tema Implementação de Sistemas de recolha seletiva de biorresíduos através de sacos óticos, integrada no Ciclo de Conferências Ordem dos Engenheiros - Tratolixo.

Este webinar tem como objetivo dar a conhecer o novo sistema de recolha que está a ser implementado nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, bem como um estudo de avaliação técnica, económica e ambiental promovido pela Tratolixo com o apoio da 3drivers.

A União Europeia aprovou, em 2018, diretrizes para um novo 'Pacote de Resíduos', que estabelece novas regras para a gestão de resíduos e objetivos juridicamente vinculativos para a reciclagem.

A Diretiva 2018/851 estabelece, entre outros objetivos, taxas de preparação para reutilização e reciclagem (PRR) dos resíduos urbanos de 65% até 2035 e a implementação da recolha seletiva de biorresíduos a partir de 31 de dezembro de 2023, que inclusivamente passará, a partir de 2027, a ser a única forma de contabilização destes resíduos para efeitos de apuramento da meta PRR.

Consciente desta necessidade de aumentar a proporção de biorresíduos recolhidos seletivamente, a Tratolixo e os municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra estão a implementar estações-piloto para a recolha seletiva de biorresíduos baseados nos sacos óticos. Neste sistema, a recolha seletiva de biorresíduos é conseguida através da utilização de sacos com uma cor específica, depois depositados e recolhidos pelos municípios, juntamente com os resíduos indiferenciados. Os sacos são depois separados nas unidades de tratamento mecânico, através de um sistema ótico, permitindo o seu tratamento de forma diferenciada. Este novo sistema pouco altera o processo de recolha já implementado pelos Municípios Nacionais, com custos operacionais mais baixos.

Esta segunda conferência do Ciclo Ordem dos Engenheiros - Tratolixo, contará com a participação de Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros; de João Teixeira, Presidente do Conselho de Administração da Tratolixo; de Luis Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente; de Lúcia Bonifácio, Vereadora da Câmara Municipal de Mafra; de Paulo Santos, Presidente da CM Batalha, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses e António Lorena e Rita Pombo, Consultores da 3drivers.

Este evento decorrerá na Plataforma Zoom | Inscrições gratuitas mas obrigatórias