livrooactivismoestudantil_small_5052177965e53bb90ad258.jpg

Auditório da Região Sul, Lisboa

Área de de Formação, Comunicação e Cultura
E-mail: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Diretivo da Região Sul apoia, no dia 18 de março, pelas 18 horas, no seu auditório, em Lisboa, a apresentação do livro O Activismo Estudantil no IST (1945-1980), no qual vários membros da Ordem dos Engenheiros dão o seu testemunho pessoal acerca do tema, no período entre a Segunda Guerra Mundial e o final dos anos 1970.

Organizada por Luísa Tiago de Oliveira, a obra retrata as lutas estudantis e o lugar da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e das culturas estudantis, atendendo às suas práticas quotidianas. Contém também uma cronologia, revista e alargada, e uma lista dos estudantes e engenheiros do IST presos pela PIDE/DGS.

Inclui ainda 19 entrevistas a dirigentes estudantis desse período, que não tiveram medo de se "meter em política", contribuindo assim para o fim do Estado Novo, da Guerra Colonial e, depois do 25 de Abril, para a construção do Estado Social, nomeadamente: João Cravinho, José Pinharanda, Heitor Santos, António Garcia, Jorge Dias de Deus, Fernando Vicente, Mário Lino, Pedro Santos Coelho, Jorge Veludo, Paula Fonseca, José Mariano Gago, João Vieira Lopes, António Abreu, Fernando Valdez, Alfredo Gomes, Carlos Costa, Pedro Gonçalves Henriques, Carlos Pimenta e António Mota Redol.

A obra será apresentada pela professora doutora Irene Flunser Pimentel e contará com a presença de alguns dos intervenientes e entrevistados à época: Prof. Bernardo Herold, Eng. João Cravinho, Eng. Fernando Vicente, Eng. João Vieira Lopes e Eng. Carlos Pimenta.

Inscrição
As inscrições são gratuitas para membros e não membros, mas obrigatórias no Balcão Único / SIGOE.

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.