foto_kemet_2_psmini_12345931135e1ded6ad08eb.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613|662|664
E-mail: gap@oep.pt
Em Portugal, 69% dos consumos de energia final no setor industrial estão associados à produção de calor, representando 21% do consumo total de energia final em todos os setores. Num período em que, a nível europeu e nacional, se estabelecem objetivos para a redução da intensidade carbónica no setor, a energia solar térmica dispõe de potencial para suprir as necessidades da maioria dos consumos de calor de processo, a baixa e média temperaturas, sustentada por tecnologias já disponíveis no mercado.

Numa organização conjunta da Ordem dos Engenheiros (OE), através da Comissão de Especialização em Energia, da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Cátedra Energias Renováveis, da Universidade de Évora (CER-UÉ), o Seminário "Calor de Processo Solar na Indústria: Tecnologias, Aplicações, Investigação” pretende juntar investigadores, decisores políticos, entidades de financiamento e indústria, e promover o debate sobre a energia solar térmica e a eficiência energética na indústria.

Esta iniciativa integra-se nas atividades do projeto INSHIP - Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes, um projeto coordenado pelo Fraunhofer ISE, financiado pelo programa H2020, da Comissão Europeia, que agrega 28 parceiros de 10 países (Alemanha, Áustria, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça e Turquia), e procura estabelecer linhas de conexão, entre universidades e centros de investigação destes países, no sentido de definir uma agenda comum para a pesquisa sobre a integração de calor de processo solar na indústria.

Organização Conjunta

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.