imagem_impressao3d_42794100361af249426af5.jpg

Ciclo de Conferências sobre Biomateriais - Impressão 3D e os novos Materiais na Medicina

2ª Conferência

16 de dezembro de 2021

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Patrocinadores

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia de Materiais, está a promover, com o apoio da Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM), um ciclo de Conferências sobre Biomateriais. A segunda, e última sessão, em 2021,  aborda o tema da "Impressão 3D e a sua aplicação na produção de materiais utilizados na Medicina". Esta conferência terá lugar no dia 16 de dezembro de 2021, pelas 17h00, via zoom.

Um dos grandes desafios na Engenharia que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de apoio à Medicina é a preparação/aplicação de terapias orientadas a cada paciente em específico. Em concreto, a Engenharia de Tecidos pode, num sentido lato, ser interpretada como a ciência que estuda estratégias de reparação, regeneração ou substituição de tecidos biológicos, desde a pele ao coração.

Se é possível, por exemplo, obter o formato de um disco intervertebral prestes a ser removido por se encontrar demasiado herniado ou calcular o tamanho de uma falha óssea num fémur, através de imagem médica, é possível projetar uma prótese de disco ou um enxerto ósseo que preencha exatamente o defeito que se destina a corrigir.
Ao mesmo tempo, tecnologias como a impressão 3D já permitem uma precisão de grau médico e tolerâncias de fabrico não menos apertadas, fazendo com que a geometria e dimensão possa ser efetivamente igual ao que foi projetado. Assim, ganham cada vez mais relevância os materiais capazes de mimetizar o material biológico original. No caso concreto do osso, uma estrutura que vise corrigir um defeito ou permitir a consolidação de uma fratura de larga escala deve ser compatibilizada com a estrutura porosa do osso trabecular e ser mais compacta quando se atinge o osso cortical. Não menos importante será a biointegração, biocompatibilidade e muitas vezes biodegradabilidade destes materiais, para que seja possível a diferenciação e proliferação celular que possibilita, por sua vez, a regeneração óssea nativa.

Este é um dos caminhos mais interessantes para a investigação em novos materiais e métodos de fabrico mais precisos, sendo mais uma ponte entre a Engenharia e a Medicina em prol da contínua evolução dos tratamentos clínicos.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único / SIGOE

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.