c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3 /4
Email: colegios@oep.pt

Os estuários e as zonas costeiras são sistemas de elevado dinamismo. O comportamento morfodinâmico destes sistemas é diretamente influenciado por forças naturais e por impactos induzidos pelo homem. As projeções apresentadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas indicam que as alterações climáticas globais podem determinar uma subida do nível médio da água do mar até um metro, durante o próximo século e, em algumas áreas, aumentar a frequência e severidade das tempestades. Como consequência, poderão evidenciar-se recuos de centenas de metros da linha de costa e a rotura de estruturas de proteção. Inundações de centenas de milhares de quilómetros quadrados de zonas costeiras podem causar impactos sociais e económicos significativos, ameaçando vidas humanas, edifícios e infraestruturas. Por isso, a consideração dos vários e complexos problemas que ocorrem na zona costeira devem merecer uma especial atenção, envolvendo a visão técnica e científica dos engenheiros e as preocupações da sociedade civil e dos gestores políticos.

Neste contexto, Ordem dos Engenheiros está a promover um ciclo de conferências dedicado ao tema geral "A Engenharia Costeira Portuguesa e a Defesa do Litoral. A Experiência Acumulada e os Desafios do Futuro". Com a segunda sessão, no dia 4 de junho, pretende-se apresentar propostas gerais para a resolução/minimização do problema, sem esquecer os aspetos relacionados com a monitorização e o ordenamento.

Inscrição gratuita mas obrigatória, a efetuar até 3 de junho.