fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
climatizacao_47490704154abbe7ab82f7.jpg

Climatização em Cenários de Alterações Climáticas

Conferência

Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

29 de janeiro de 2015

Local

Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3 /4
E-mail: colegios@oep.pt
A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização vai promover uma Conferência subordinada ao tema "Climatização em cenários de alterações climáticas", que terá como orador convidado o Professor Catedrático Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Investigação SIM ─ Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação nas Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço, um dos maiores especialistas mundiais em alterações climáticas.

A dificuldade na obtenção de energia a custos módicos e a perspetiva de escassez de energia proveniente de fontes convencionais, são fatores determinantes que, aliados à tendência crescente das alterações climáticas, obrigam a uma conjugação de esforços das várias disciplinas do conhecimento técnico e científico. Uma vez que os edifícios são responsáveis por um terço das emissões de gases com efeito de estufa e por 40% da energia utilizada, não é possível prevenir as alterações climáticas sem atuar sobre os edifícios.

Garantir um ambiente interior saudável e confortável não deve significar comprometer desnecessariamente o ambiente. Atingiu-se um ponto na história em que a relação entre as atividades humanas e as alterações climáticas é um facto que não pode ser negado.

A eficiência energética e a sustentabilidade dos edifícios não são modas passageiras. A sociedade assimilou já hoje estas realidades e preocupa-se cada vez mais com o seu futuro.

Procurar-se-á nesta sessão identificar os problemas e sinalizar os desafios que se colocam nos dias de hoje ao setor da climatização de modo a satisfazer as necessidades de conforto ambiental, nas habitações ou nos locais de trabalho, não colocando em risco o desempenho, a eficiência energética e a sustentabilidade dos edifícios. No ato de projetar edifícios o foco deve ser a sustentabilidade como um todo e a prioridade apontará no sentido de que o ambiente interior garanta a saúde, o conforto e o bem-estar dos seus ocupantes. Somente a partir de uma visão integrada destas realidades será possível desenhar estratégias que conjuguem todos estes fatores de uma forma eficiente e competitiva.



Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 26 de janeiro de 2015, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado ao Secretariado dos Colégios até ao dia 22 de janeiro de 2015, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da Conferência fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 26 de janeiro de 2015
.



Parceiros Institucionais