imagem_19561381016070273748f15.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura

Tel: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 22 de abril, às 18h00, via plataforma Zoom, a conferência "Betões estruturais com agregados reciclados”, tendo como oradores convidados o Professor Jorge de Brito e o Doutor Rui Vasco Silva.

O consumo desmesurado de recursos naturais tem atingido máximos históricos todos os anos em todos os sectores económicos, incluindo no da Construção. O betão, o segundo bem mais consumido a seguir à água, é o material mais utilizado para a construção de estruturas de edifícios a nível mundial. O consumo do betão está a aumentar progressivamente principalmente com o crescimento económico de diversos países em desenvolvimento como a China, Índia e Brasil, e urge uma resposta adequada por parte da indústria para reduzir o impacto ambiental do material de construção.

A apresentação pretende demonstrar o culminar de 15 anos de investigação pela equipa liderada pelo Professor Jorge de Brito e as conclusões da Tese de Doutoramento do Doutor Rui Vasco Silva, no Instituto Superior Técnico, acerca da utilização de agregados reciclados na produção de betões estruturais.

Na conferência será possível observar as claras diferenças existentes entre os diversos agregados reciclados obtidos comercialmente, a influência dos vários processos de tratamento sobre as propriedades dos mesmos e como classificá-los adequadamente para posterior utilização. Também será abordada a influência dos agregados reciclados no desempenho mecânico e em termos de durabilidade do betão. Finalmente, serão apresentadas diversas regras empíricas e práticas para a produção e dimensionamento de betões estruturais.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único/ SIGOE

Data limite de inscrição: 20 de abril.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.