conferenciaparedesalvenariav2_7660791156346a03071120.jpg

Conferência “Caracterização mecânica de paredes de alvenaria de pedra tradicional: Análise experimental e modelação numérica”

Auditório da Região Sul com transmissão Zoom

Auditório da Região Sul com transmissão Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

E-mail: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no próximo dia 27 de outubro, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com início pelas 18h00, a conferência "Caracterização mecânica de paredes de alvenaria de pedra tradicional: Análise experimental e modelação numérica”.

Nos projetos de reabilitação estrutural de edifícios antigos é fundamental conhecer as características mecânicas dos elementos existentes de forma que, por um lado, sejam respeitadas as exigências de compatibilidade necessárias ao bom desempenho mecânico da estrutura reabilitada/reforçada, e, por outro, seja possível a validação dos modelos numéricos a adotar na análise estrutural. Os parâmetros de calibração dos modelos numéricos podem ser obtidos em ensaios in situ, quando possível, ou em modelos ensaiados em laboratório.

Esta conferência aborda a investigação desenvolvida na FCT NOVA relativamente à caracterização mecânica de paredes de alvenaria de pedra tradicional (e de diversas soluções de reforço) por via experimental e por via numérica, recorrendo a um módulo computacional desenvolvido por um dos elementos da equipa, investigador no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Para assistir a esta sessão via Zoom, poderá aceder aqui

_______________________________________________________________

Ao inscrever-se nesta formação está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante a mesma, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.