c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
stockvault_excavator1288432_18918713534d5cc3d8de2.jpg

Conferência "Controlo e automação: Soluções Inovadoras"

4ª Conferência do Ciclo de Conferências “Recursos Minerais de Portugal”

6 de maio de 2014

Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: 213 132 666

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promove, no próximo dia 6 de maio pelas 18h00, no Auditório da Sede da Região Sul da OE, uma Conferência subordinada ao tema "Controlo e automação: Soluções Inovadoras", integrada no ciclo "Recursos Minerais de Portugal”. Neste evento os oradores apresentarão soluções inovadoras em áreas de especial importância na indústria extrativa.

O Eng. Diogo Ferreira de Melo, da BARLOWORLD STET - CATERPILLAR, apresentará o sistema inovador VIMS™ (Vital Information Monitoring System) que recolhe e processa informação de diagnóstico, aplicação e prognóstico em equipamentos de produção CATERPILLAR. Este sistema permite processar informação relativa à condição do equipamento, agregando funções como medidor de tempos de ciclo, condição de rolamento, estado de pneus, controlo de carga, entre outros. Simultaneamente, quando associado à plataforma de processamento remoto de informação VISIONLINK™, permite controlar e otimizar eficazmente os recursos produtivos disponíveis aos gestores operacionais.

De seguida, o Eng. Paulo Dinis dará uma visão geral da automação dentro da Divisão de Minas e Desmonte de Rocha da Atlas Copco, dando especial ênfase ao pioneirismo da aplicação da automação, descrevendo o sistema de controlo de equipamentos RCS – Rig Control System, suas capacidades, evoluções e desenvolvimentos futuros com vista a uma produtividade sustentável.

Finalmente, o Eng. Mário Amaral fará uma apresentação que aborda os avanços na automação aplicada ao Controle Avançado de Processos, em particular novas ferramentas apoiadas em software e sensores de última geração, que permitem o desenvolvimento de estratégias de controlo que visam melhorar a eficiência da Lavaria Industrial. Serão abordadas várias soluções de controlo avançado para várias fases do processo de beneficiação mineral, com algumas considerações sobre novas formas de integração de soluções de automação e desenvolvimento de estratégias de controlo, exemplificando-se a determinação de correlações entre parâmetros ligados à separação por flutuação com a ajuda de novo software de controlo. Será ainda apresentada uma nova ferramenta de simulação para desenvolvimento de projectos de controlo, formação de operadores e outras valências.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO
As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 2 de maio de 2014 e só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento da respetiva taxa de inscrição. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 2 de maio de 2014.