1407437967189195_4068038315405f8e97cf84.jpg

Conferência: Mineração em águas profundas (Deep See Mining) - Estado da arte e perspetivas futuras

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

9 de setembro de 2014

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promove, no próximo dia 9 de setembro, pelas 18h00, no Auditório da Sede da Região Sul da OE, uma Conferência subordinada ao tema da "Mineração em águas profundas - Estado da arte e perspetivas futuras".

Os depósitos do fundo do mar são considerados uma potencial fonte de matérias primas, que permitirá, no futuro, dar resposta às necessidades da crescente densidade populacional. Nesta  conferênciaserão abordados os desenvolvimentos tecnológicos atuais e as lacunas existentes na cadeia de valor mineira, com enfoque para os depósitos de sulfuretos e nódulos de manganês no fundo do mar. Numa segunda parte será discutida a extração mineira em águas profundas, à luz dos seus impactos ambientais, sociais eeconómicos, disponibilidade de recursos e competitividade.

Jörg Benndorf, o orador convidado, licenciou-se na University of Mining and Metallurgy "Bergakademie”, em Freiberg/Alemanha e doutorou-se em Geostatística pela TU Clausthal /Alemanha. Fez o mestrado em Engenharia de Minas pela Universidade de Queensland (Austrália). É um engenheiro de minas com 13 anos de experiência académica e profissional.Trabalhou como líder e gestor de projetos em projetos de grandes dimensões,  consultor na Alemanha, Austrália, EUA e Jamaica. Tem especial interesse pelas áreas da otimização de processos na cadeia de valor mineira, da exploração ao processamento.
Tem  realizado  investigação em métodos de integração de dados em tempo real, modelação geoestatistica e avaliação de risco geológico, simulação de processos e otimização da planificação mineira.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO
As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 2 de setembro de 2014 e só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento da respetiva taxa de inscrição. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 2 de setembro de 2014.