divulgacaoatividades_145763267263c181ab19c72.jpg

Conferência | Novas abordagens sobre a temática do punçoamento em lajes fungiformes

31 de janeiro de 2023

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação
E-mail: atividades@sul.oep.pt
Tel. 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no próximo dia 31 de janeiro, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, com início pelas 18h00, a conferência "Novas abordagens sobre a temática do punçoamento em lajes fungiformes”.

A utilização de estruturas em laje fungiforme tornou-se numa solução corrente nos últimos anos. Este facto deve-se fundamentalmente à sua simplicidade, economia e rapidez de execução, assim como à flexibilidade de utilização dos espaços construídos.

No entanto, o comportamento deste tipo de estruturas sob ação de cargas verticais e, em especial sísmicas, não é ainda completamente compreendido por parte da comunidade científica internacional, tendo nos últimos anos havido muita investigação e evolução de recomendações e regulamentos referentes a esta temática.

Esta sessão apresenta alguns dos trabalhos de investigação inovadores realizados nos últimos tempos sobre este tema, e as suas consequências na evolução da filosofia de verificação ao punçoamento na nova geração de Eurocódigos Estruturais.

A sessão tem transmissão online, via Zoom. Participe aqui.