img_20200905_wa0018_1_409247982636933fe20f3e.jpg

Conversa da Ordem: A Serra da Estrela Ardeu, e Agora?

Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda

9 de novembro de 2022

Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
correio@centro.oep.pt
Como é do conhecimento geral, este Verão a Serra da Estrela foi devastada por grandes incêndios que destruíram um enorme área e património florestal. Como consequência destes, e com as primeiras chuvas que ocorrem no início de Setembro, Sameiro (concelho de Manteigas) sofreu enxurradas que provocaram um elevado grau de destruição na povoação.

Neste contexto, a Delegação Distrital da Guarda da Ordem dos Engenheiros (DDGOE), com o apoio do Politécnico da Guarda e do Teatro Municipal da Guarda, organiza mais uma tertúlia onde irá debater o que aconteceu, e o que está a ser desenvolvido para mitigar os problemas causados pelos incêndios.

A tertúlia terá dois convidados:
  • Dr. Flávio Massano, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, que irá apresentar o seu testemunho sobre a calamidade que grassou na Serra da Estrela e em particular no concelho de Manteigas, e;
  • Eng.ª Fátima Araújo Reis, Diretora Regional do Centro do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas que explicará o que o ICNF/PNSE já está a desenvolver e irá desenvolver para mitigar os problemas causados pelos incêndios.
Depois das intervenções iniciais terá lugar um espaço de debate com os participantes, moderado pelo colégio de Engenharia Florestal, representado pelo Eng. José António Monteiro.

Esta tertúlia decorrerá na próxima quarta-feira,  dia 9 de Novembro no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, 21h15.

A entrada é livre e aberta a toda a sociedade, mas carece de inscrição através do link: bit.ly/tertuliaSE.