foto_alteiavinhos_16736883185e25bc8b24e4b.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promove mais uma sessão das habituais "Conversas à volta do Vinho” que decorrerá na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa (sala Manuel Rocha), no dia 6 fevereiro, entre as 18h00 e  as 19h30.

Esta sessão, dedicada aos vinhos do Douro, terá como convidado o engenheiro agrónomo Fausto J. M. Vieira Cardoso, responsável pelos vinhos Alteia.

Com propriedades em locais diferentes no Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial da Humanidade desde dezembro de 2001, Fausto Cardoso tem nas suas vinhas da Penajóia e de Alvações do Corgo um leito de características naturais e singulares, que têm uma ligação forte às tradições, à cultura e ao património. São terras de uma enorme beleza natural que, aliada ao trabalho do homem e aos valores culturais, criaram uma paisagem incomparável, agora com reconhecimento internacional da UNESCO e de muitos visitantes, que em cada vez maior número demandam esta região.

A área plantada de vinha estende-se por 10 ha, 6 de vinha nova e 4 de vinha velha. Um primeiro prédio está localizado na freguesia da Penajóia (concelho de Lamego) e os outros dois na freguesia de Alvações do Corgo (concelho de Sta. Marta de Penaguião). Os vinhos, engarrafados desde 2010, têm sido produzidos predominantemente nestes dois prédios a partir das uvas das vinhas velhas. A produção do primeiro prédio (Penajóia) é vinificada a partir de 2013.

O início da produção conheceu dificuldades e contratempos, mas os vinhos acabaram por ver a luz do dia. Foram feitos com o objetivo de traduzir o mais fielmente possível a expressão vinícola das diferentes parcelas. O conjunto do trabalho, da vinha à adega, foi conduzido com a intenção de produzir vinhos que sejam a expressão autêntica das uvas saídas daquelas vinhas, onde são cultivadas no respeito da planta, do solo e do meio envolvente.

Nesta conversa os copos irão estar em cima da mesa para que os participantes possam apreciar os vinhos Alteia e conhecer um pouco melhor esta região.

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Condições de cancelamento
Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado aos serviços da Região Sul até ao dia 4 de fevereiro, não haverá lugar ao reembolso do montante pago. A realização da sessão fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 4 de fevereiro.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.