betao_1182044484644117c01eab5.jpg

3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt
O Colégio Regional de Engenharia Civil irá realizar um curso de formação de Dimensionamento de estruturas de betão segundo o EC2, entre 8 e 16 de maio.

Enquadramento
Nos últimos anos a regulamentação de estruturas foi uniformizada na Europa com a introdução dos Eurocódigos Estruturais. O Eurocódigo 2, que se refere às estruturas de betão armado e pré-esforçado tem vindo a ser progressivamente mais utilizado na prática corrente de projeto. Este curso apresenta de forma sucinta o Eurocódigo 2, sobretudo nos aspetos em que as diferenças em relação à regulamentação anterior (REBAP) são mais diferentes.

Este curso visa a formação de projetistas no domínio do cálculo de estruturas de betão. O curso será baseado no Eurocódigo 2 e pretende criar competências no domínio do dimensionamento de estruturas de betão, abordando questões com o dimensionamento de secções e elementos estruturais em estado limite último (ULS) e de utilização (SLS).

Conteúdos
Estrutura geral do Eurocódigo 2 (EC2).
Principais diferenças entre o EC2 e a regulamentação anterior (REBAP).
Propriedades dos materiais betão e aço.

Estados limites últimos
Esforços normais e de flexão.
Esforço transverso.
Torção.
Punçoamento.

Encurvadura
Estruturas contraventadas e não contraventadas.
Dimensionamento de pilares.

Estados limites de utilização
Limites para tensões.
Cálculo da abertura de fendas.
Cálculo da flecha.

Disposições construtivas
Disposições gerais relativas a armaduras.
Elementos estruturais.

Pré-esforço
Aços de pré-esforço.
Limites para tensões.
Perdas de pré-esforço.

Exercício prático
Exercícios de aplicação.

Licenciatura/mestrado/mestrado integrado em Engenharia Civil ou área afim.

Ferramentas de apoio
O curso é ministrado com o recurso a meios audiovisuais e apoiado na documentação de apoio fornecida. Os materiais serão disponibilizados eletronicamente devendo os formandos estar munidos de computador pessoal para realizar os exercícios de aplicação. A formação será realizada à distância.

Local de realização
O curso realizar-se-á na modalidade de Live Training com recurso ao software de videoconferência Zoom. Aos inscritos será posteriormente enviado o link para acesso às sessões.

Preços de Inscrição

Inscrições em nome individual
Membros Estudantes: 30 euros
Membros Estagiários e Efetivos: 100 euros
Não Membros: 250 euros

Inscrições em nome de Empresa / Instituição
Membros e Não Membros: 250 euros

Notas:
Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição.
Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas. Os preços de inscrição de membro aplicam-se para as inscrições em nome individual. Às Inscrições com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, é aplicado o preço de não membro.

Duração total, datas de realização e horários
Duração: 15 horas
Datas de realização: 8 a 11 de maio + 16 de maio de 2023

Coordenador e formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade do Prof.º Paulo Cachim, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.