dme2_38082145263ecd004b9adb.jpg

Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade em Coimbra (OGAUC)

4 de março de 2023

Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade em Coimbra (OGAUC)

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, que se celebra no dia 4 de março, a Região Centro da Ordem dos Engenheiros irá realizar nesse dia, pelas 14h30, no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade em Coimbra (OGAUC), uma sessão alusiva ao tema e que assinala também o arranque das atividades na Região Centro do Ano OE Energia e Clima.

Programa:

14h30 – Sessão de Abertura: Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável e Ano OE Energia e Clima (Isabel Lança, Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros)

15h00 – Key Note Speaker: Rogério Bonifácio (Head, Geospatial Analysis Unit - World Food Programme)

16h00 – Coffee-Break

16h15 – Visita Guiada, conduzida pelo Diretor do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, João Fernandes, onde será apresentada a investigação e tratamento de dados terrestres e solares que é efetuada pelo Observatório. Esta visita incluirá o Acervo Museológico, o Espetro-heliógrafo, a Cúpula Astronómica e o Planetário.

18h00 – Término da visita e encerramento da sessão.

A sessão será realizada presencialmente nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade em Coimbra (Rua do Observatório s/n), podendo a primeira parte ser assistida remotamente (por Zoom).

A participação na sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória no SIGOE.

Na inscrição os participantes deverão selecionar o modo como pretendem assistir à sessão (Presencial ou à Distância (só para a primeira parte de sessão (14h30 -16h00)).

O número de lugares para a participação em modo presencial é limitado.