annotation2022_04_13174517_11705959196257df373ba3c.jpg

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros | Plataforma Zoom

Gabinete de Assuntos Profissionais
Email: gap@oep.pt
O Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão, instituído em 2010 pela World Corrosion Organization (WCO), tem o objetivo de alertar os decisores industriais e políticos sobre as consequências e os elevados custos da corrosão na economia e no ambiente. Em Portugal, esta data tem vindo a ser celebrada pela DTCPM desde 2013.

A corrosão é um processo natural e espontâneo de degradação de materiais e equipamentos, que a Ciência e a Engenharia combatem, controlam e retardam, usando variadas estratégias. Desde a aplicação de revestimentos orgânicos ou inorgânicos, ao uso de inibidores, à proteção catódica, ao adequado desenho de equipamentos e à criteriosa seleção e ao desenvolvimento de novos materiais, são diversas e complementares as formas de minimizar e controlar a taxa de degradação, alargando o tempo de vida útil de materiais e equipamentos. As abordagens ao problema, enquanto melhoram a rentabilidade das empresas, minimizam também o risco de acidentes e do respetivo impacto ambiental, social e humano, numa perspetiva de desenvolvimento responsável, fator essencial na Europa do século XXI. Diferentes sectores industriais sofrem os problemas da corrosão e tentam gerir os seus efeitos com diferentes estratégias.

A Gestão da Corrosão dos materiais metálicos é um tema de crescente importância, tanto mais quanto a reciclabilidade dos metais os torna cada vez mais importantes em tempo de combate às alterações climáticas.

Neste ano de 2022, no dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão, a Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM) da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) em colaboração com o Colégio de Engenharia de Materiais promove uma sessão dedicada ao tema da Gestão da Corrosão e à forma como sectores estratégicos da indústria nacional tratam a problemática desta forma de degradação dos materiais.

O evento será presencial e online, estando as inscrições presenciais limitadas ao espaço disponível.

A entrada é livre mediante registo em https://www.spmateriais.pt/corrosaoeprotecao/?p=1769

NOTA:
O link para acesso remoto ao evento será disponibilizado no dia 27 de abril aos inscritos na opção online.