fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
lia_portal_5294802725d70be1025880.jpg

Exposição de pintura “Female Gaze”

Exposição de pintura de Lia Ferreira

Átrio do Auditório da Região Sul da OE

De 10 de outubro a 10 de novembro de 2019

Adicionar ao meu Calendário

Local

Átrio do Auditório da Região Sul da OE

Informações

Região Sul da Ordem dos Engenheiros 

Área de Formação, Comunicação e Cultura da 

Tel.: 213 132 666

E-mail: atividades@sul.oep.pt

Será inaugurada, no próximo dia 10 de outubro, pelas 18h00, na Sede da Região Sul da OE, a exposição de pintura "Female Gaze", da autoria de Lia Ferreira.

Nesta exposição a autora volta a exibir parte da série "On Pina” (a partir das coreografias de Pina Bausch) assim como novos trabalhos centrados principalmente na figura feminina, explorando-a numa associação com temas como "o envelhecimento, a fealdade, a crispação, o desgaste, até o aborrecimento… ou seja, o direito a existir no espaço visual (artístico, político, social) sem a preocupação de agradar ou corresponder a estereótipos estéticos (…)". Retrata também a mulher na intimidade, em descanso, e numa postura mais introspetiva, tornando-a, assim, numa mostra mais intimista.

O elemento unificador desta exposição é o "female gaze", que significa "a representação da mulher sem estar sujeita àquilo que Laura Mulvey definiu em 1975, em "Visual Pleasure and Narrative Cinema”, como "the male gaze”, que advém do facto de, tradicionalmente, na indústria cinematográfica, as mulheres serem geralmente o objeto/foco de atenção e os homens estarem por detrás da câmara e, portanto, ser masculino o ponto de vista ( …)".

Desta mostra fazem parte acrílicos e óleos sobre tela, assim como uma seleção de desenhos a tinta e aguarela em papel, além de retratos de várias personalidades e pinturas inspiradas na dança contemporânea.

A exposição estará patente até ao dia 10 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 18h00.

Parceiros Institucionais