jantar_debate_2_15857543875d0ecb0f2a00e.jpg

Gabinete de Comunicação
Tel.: 213 132 623 | 605
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
No âmbito da Política de Promoção da Diversidade de Género da Ordem dos Engenheiros (OE), a OE organiza, no próximo dia 2 de julho, pelas 20h00, no restaurante da sua sede, em Lisboa, um jantar comemorativo do Dia Internacional da Mulher na Engenharia, decretado pela UNESCO para o dia 23 de junho.

O jantar contará com a presença de duas Engenheiras de diferentes gerações e perfis: Elvira Fortunato, reconhecida cientista da área da Engenharia de Materiais e Vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, e Ana Filipa França, Engenheira Eletrotécnica e de Computadores na Siemens e Presidente do Grupo de Jovens Engenheiros da OE.

Elvira Fortunato
Licenciou-se em Engenharia dos Materiais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Fez o doutoramento na área de Microeletrónica e Optoeletrónica, em 1995.
É Professora Catedrática e Investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Vice-reitora desta Universidade desde 14 de setembro de 2017.
A equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) liderada por Elvira Fortunato distinguiu-se pela descoberta do transístor de papel.
É membro da Academia de Engenharia desde 2009.
A 8 de junho de 2010 foi-lhe atribuído o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Recebeu o Prémio Seeds of Science (Engenharia e Tecnologia) atribuído pelo jornal Ciência Hoje.
Foi distinguida pela Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação (ERC) com o primeiro Prémio na área de Engenharia.
O Prémio Femina por mérito na Ciência foi-lhe entregue em 2010.
Prémio de Investigação Cidade de Almada, em 2012.
A Academia Europeia das Ciências atribuí-lhe, em 2016, a Medalha Blaise Pascal (Ciência dos Materiais).
Em 2017 recebeu a Medalha Czochralski (Ciência dos Materiais), atribuída pela Academia de Ciências Polaca em conjunto com o E-MRS (European Materials Research Society).
É uma das mais brilhantes investigadoras portuguesas na área da Engenharia.

Ana Filipa França
Terminou o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 2009.
É Sales Engineer na área de negócio Energy Management-Digitalization na Siemens, S.A., desde 2016.
Acompanhamento de clientes e oportunidades de negócio na área da Eficiência Energética.
Representante da Unidade de Negócio da Smart Infrastructure no Steering Committees da Cities e embaixadora/representante da unidade de negócio da Smart Infrastructure em projetos ligados à Universidade de Coimbra – DEEC e ISEC.
Acompanhamento de clientes, garantindo e mantendo os níveis de satisfação exigidos, bem como o acompanhamento de novas oportunidades de negócio para a Business Unit.
É Presidente do Grupo Jovens Engenheiros da OE.