gracacarvalho_foto_portal1_81781418452ebd04b53a16.jpg

Jantar-Debate "O novo programa europeu de Ciência e Inovação - Horizonte 2020"

Restaurante da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

28 de abril de 2014 - 19h30

Restaurante da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail:atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

A eurodeputada Maria da Graça Carvalho será a oradora convidada num jantar-debate que se irá realizar no próximo dia 28 de abril, no restaurante da Região Sul, promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, e que terá como mote "O novo programa europeu de Ciência e Inovação - Horizonte 2020", um tema de grande atualidade.

O Programa Horizonte 2020 é o maior a nível mundial para a Investigação e a Inovação. Este programa europeu é o sucessor dos programas 7.º Programa Quadro de Investigação e Programa Quadro para a Competitividade e Inovação (CIP), mas tem uma abordagem inovadora. Este programa visa cobrir todo o ciclo de inovação, desde a ideia até à entrada do produto no mercado. Esta ligação entre a investigação aplicada e a comercialização do produto pretende vencer o chamado "vale da morte” que impede muitas vezes que o resultado da investigação científica chegue ao mercado. Espera-se que esta estratégia venha a contribuir para aumentar o crescimento das economias europeias e o emprego.

O Horizonte 2020 contempla um orçamento de cerca de 79,4 mil milhões de Euros a executar entre 2014 - 2020 e está dividido em três pilares:

- Fortalecer a investigação de topo na Europa, financiando ideias e investigadores excelentes em todas as fases da sua carreira e apoiando infra-estruturas de investigação.

- Reforçar a liderança industrial europeia, nomeadamente em tecnologias-chave como as tecnologias de informação e comunicação, nanotecnologias, materiais, processos de fabrico e tecnologias espaciais. O acesso a capital por parte das empresas e o apoio a PMEs têm especial enfoque neste pilar.

- Contribuir para enfrentar os grandes desafios que a nossa sociedade enfrenta nas áreas da saúde e envelhecimento activo, segurança alimentar, energia segura, eficiente e não poluente, transportes sustentáveis e mobilidade, alterações climáticas, promover sociedades inclusivas e inovadoras e a sua segurança.

Maria da Graça Carvalho é deputada do Parlamento Europeu desde 2009, Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros. É ainda membro efetivo na Comissão da Indústria, Investigação e da Energia, foi eleita co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, Finanças e Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE (África, Caraíbas, Pacífico - União Europeia). Em novembro de 2011, recebeu o prémio de melhor deputado ao Parlamento Europeu na área da Investigação e Inovação. Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior. Publicou 115 artigos em revistas científicas internacionais.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 23 de abril de 2014, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 23 de abril de 2014, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização do jantar-debate fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 23 de abril de 2014.