fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
missaocrescimento1_108151703753105c8b18cf0.jpg

missãoCRESCIMENTO

Sessão de apresentação do primeiro boletim - “Atratividade na competição global pelo investimento produtivo”

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

17 de março de 2014

Local

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Gabinete de Comunicação

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
T 213 132 605
gabinete.comunicacao@oep.pt
 


A Ordem dos Engenheiros organiza, no dia 17 de março, pelas18h00, no seu Auditório Nacional, em Lisboa, uma Sessão de apresentação ediscussão do primeiro boletim produzido pela missãoCRESCIMENTO, da qual fazparte, e cujo conteúdo é dedicado à "Atratividade na competição global peloinvestimento produtivo".

A missãoCRESCIMENTO identificou, em 2011, um conjunto demedidas e eixos de atuação organizados pelas cinco condições base para ocrescimento económico e que, na sua opinião, deveriam ter sido executadas.

Em 2014, e tendo sido implementadas reformas, osdesequilíbrios da economia portuguesa não estão ainda resolvidos e o regresso aníveis de crescimento sustentáveis obriga à tomada de novas medidas e aoreforço de reformas cuja execução se encontra em curso ou que tiveram de serreformuladas devido a questões constitucionais.

Depois de se constituir em Associação, integrando as Ordensdos Engenheiros e dos Economistas, o Fórum dos Administradores de Empresas, a AssociaçãoComercial do Porto e o Projecto Farol, propõe-se a missãoCrescimento produzirboletins trimestrais, através dos quais procurará dar o seu contributo paraidentificar vias para o crescimento sustentável da economia portuguesa.

Essencialmente o sucesso e sustentabilidade do casoportuguês obrigará à reformulação dos contratos social e fiscal vigentes, umavez que as condições em que estes foram concebidos e traduzidos em lei deixaramde existir por efeito da evolução da Sociedade e da economia.

O primeiro boletim, dedicado à "Atratividade na competiçãoglobal pelo investimento produtivo", apresenta um conjunto de soluçõesorientadas para aumentar a nossa capacidade de atrair investimento produtivo,essencial para a capitalização da economia e criação de riqueza e de emprego.Inclui, ainda, a apresentação de uma análise crítica ao que foi no início e aoque é hoje a missãoCRESCIMENTO, apresenta uma análise da evolução dosprincipais indicadores macroeconómicos nacionais e observa as medidas que forampropostas, em 2011, pela missãoCRESCIMENTO e o trabalho entretanto desenvolvidopelo Governo no quadro, em larga medida, definido pelo Memorando deEntendimento.

As restantes condições de base para o crescimento económicoserão abordadas em boletins subsequentes, a publicar com periodicidadetrimestral.

Parceiros Institucionais