c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
dummy_pic_5851624384e410be7d0d98.png

Workshop organizado pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Informática da Madeira

Auditório da Sede Regional, Rua Conde Carvalhal, nº 23, Funchal

11 de junho de 2019, 18h00

Auditório da Sede Regional, Rua Conde Carvalhal, nº 23, Funchal

Telefone: 291742502
Telemóvel: 962128231
Email: madeira@madeira.oep.pt
A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Informática, organiza o Workshop sobre o tema "Monitorização da qualidade do ar em tempo real através de uma plataforma online suportada por nano sensores de baixo custo”, no dia 11 de junho, pelas 18h00, no Auditório da Sede Regional, no Funchal.

A qualidade do ar é uma questão mundial muito importante e atual que tem sido considerada nos últimos anos por governos, empresas, associações ambientais e sociedade em geral. Em particular, a Comissão Europeia definiu o "Clean Air Programme for Europe" (CE COM 918, 2013), que incentiva os estados membros da UE a desenvolver e implementar planos de gestão da qualidade do ar para garantir as diretivas da UE para a qualidade do ar (Diretiva Qualidade do Ar 2008/50/EC, 2008), até 2020. Além disso, os últimos relatórios de qualidade do ar da Agência Europeia do Ambiente (EEA, Air quality in Europe, 2016 e 2018) mostram que os indicadores de vários contaminantes (PM10, PM2.5, NO2 , O3) no ar excedeu o limite e valores-alvo estabelecidos pela UE, em várias regiões da União Europeia. Neste contexto, o projeto SUDOE NanoSen-AQM visa desenvolver e validar um sistema de monitorização da qualidade do ar usando uma plataforma online apoiada por nano sensores de baixo custo, fornecendo um sistema onde os dados são acessíveis ao público através de uma aplicação móvel e alertas de poluição podem ser gerados com base na previsão gerada pelas metodologias de machine learning.

Este workshop inclui a apresentação dos principais objetivos do projeto NanoSen-AQM e as principais realizações atuais no desenvolvimento de nano sensores, os componentes eletrónicos, a plataforma online baseada num sistema de nuvem e a aplicação móvel, seguida de demonstrações dos protótipos atuais. Espera-se que estas apresentações possam promover a discussão sobre o uso do sistema em diferentes cenários e a possibilidade de incorporar dados de outros sensores existentes de sistemas de monitorização ambiental.

Autores: Esther Hontañón (ITFI-CSIC, Espanha), Filipe Araújo (CISUC-DEI-UC, Portugal), Jesús Lozano (EII-UEx, Espanha), Philippe Menini (LAAS-CNRS, UPS-T3, França), Lionel Presmanes (CIRIMAT UMR CNRS 5085, UPS-T3, França)

O workshop será apresentado em inglês e/ou português.

Inscrições até 10 de junho no Balcão Único do SIGOE e limitadas à capacidade do nosso auditório.