fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
divulgacaoatividades5_1951974927629de5b7ecac2.jpg

New Development on Friction Stir Welding

Seminário

Auditório da Região Sul

6 de julho de 2022

Adicionar ao meu Calendário

Local

Auditório da Região Sul

Informações

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel. 213 132 686
E-mail: atividades@sul.oep.pt

Patrocinadores














O Conselho Regional Sul de Colégio de Engenharia Mecânica promove no dia 6 de julho, entre as 16h00 e as 18h00, um seminário sobre "New Developments on Friction Stir Welding (FSW)” (Novos Desenvolvimentos na Soldadura por Fricção), dando seguimento à missão desenvolvida pela Ordem dos Engenheiros e ao objetivo de informar e valorizar os seus Membros.

Friction Stir Welding (FSW) é uma técnica de soldadura de alta integridade, baixa distorção, ambientalmente positiva e recomendada, por exemplo, para construção naval devido à sua alta qualidade e adequação para automação. O presente seminário pretende mostrar recentes desenvolvimentos nesta área, nomeadamente para soldadura de estruturas de aço (tradicionalmente só era possível usar a FSW em alumínio), representando uma grande oportunidade para melhorar a produtividade dos estaleiros europeus.

Será apresentada uma introdução a sistemas de FSW de baixo custo para aço, que podem ser adaptados a equipamentos CNC existentes e uma introdução de sistemas FSW robóticos habilitados para Inteligência Artificial (AI) capazes de fazer reparações de soldadura subaquática.

Esses recursos de fabrico e reparação, apoiados pela infraestrutura e técnicas seguras e digitais da Indústria 4.0, já em uso generalizado nas indústrias automóvel e aeroespacial, facilitarão a fabricação modular rápida, coordenada, mas distribuída de navios e embarcações em toda a Europa. Isto permitirá que navios danificados em qualquer lugar do mundo tenham a opção de serem reparados no local sem a necessidade de se deslocarem até o dique seco mais próximo. Isso torna possível que os armadores escolham os estaleiros mais adequados para realizar as suas reparações, sem necessidade de doca seca.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único / SIGOE



_______________________________________________________________________________________________________

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

Parceiros Institucionais