imagemarsalentejo_28419545556460933b0670.jpg

O Engenheiro na equipa de Saúde Ocupacional: a Visão da Medicina no Trabalho

23 de novembro de 2015

Delegação Distrital de Évora
Rua Frei Carlos, 5 - R/C Dt.
7000-737 Évora
Email: evora@sul.ordemdosengenheiros.pt

A Delegação Distrital de Évora da Região Sul da Ordem dos Engenheiros em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Especialização em Engenharia de Segurança, da Ordem dos Engenheiros, levam a efeito a realização no próximo dia 23 de novembro de 2015, nas suas instalações em Évora, uma conferência intitulada "O Engenheiro na equipa de Saúde Ocupacional: a Visão da Medicina no Trabalho”.

Esta conferência terá como orador convidado o Professor Carlos Silva Santos, Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC), da Direção Geral de Saúde.

Participará também na conferência a Drª Filomena de Oliveira Araújo, Diretora do Departamento de Saúde Pública, Delegada de Saúde Regional do Alentejo e o Eng.º António Carreira de Oliveira, Coordenador da Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Segurança da Ordem dos Engenheiros.

Nesta Conferência, para além do tema da Engenharia de Segurança e do seu  contributo para a sustentabilidade da sociedade, serão abordadas as componentes da Nova Saúde Ocupacional, a sua visão integrada multiprofissional e concertada da realidade do mundo laboral, tal como também serão equacionadas de forma prospetiva: novos recursos profissionais; novas estruturas organizativas; novas boas práticas; novas políticas de supervisão, acompanhamento e fiscalização; efetiva participação dos parceiros sociais; reforço da formação em geral e da investigação; melhoria do conhecimento e da sua divulgação. Num Programa Nacional, a participação dos técnicos da área da engenharia de segurança tem um papel relevante na caracterização objetiva das condições de trabalho e é imprescindível nas propostas de correção do micro ambiente laboral.

Segundo o Programa Nacional de Saúde Ocupacional, é asseguranda a proteção e promoção da saúde a todos os trabalhadores, através da promoção de ambientes de trabalho saudáveis e da cobertura e qualidade dos Serviços de Saúde Ocupacional, o que possibilitará uma "força de trabalho” com o mais elevado nível de saúde possível, de forma satisfeita, motivada, produtiva, aberta à inovação e ao empreendedorismo e impulsionadora da sustentabilidade do trabalho.

Nota Biográfica do Orador:

Carlos Silva Santos, médico de saúde pública e de medicina do trabalho, doutorado em saúde pública, Prof. Auxiliar convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional  com longa atividade organizativa e de divulgação de serviços de saúde ocupacional e corresponsável pela formação de médicos do trabalho desde 1981.