deform_3517752535da88eccbf089.jpg

Os Efeitos das Deformações Impostas nas Estruturas e Consequências a Nível do Projeto Estrutural

JOSÉ CAMARA

Coimbra, Sede Regional

28 de novembro de 2019

Coimbra, Sede Regional

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
Balcão Único - SIGOE
O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil irá realizar na Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, no dia 28 de novembro às 17h00, uma sessão técnica denominada "Os efeitos das deformações impostas nas estruturas e consequências a nível do projeto estrutural".

A apresentação do tema incidirá sobre as caraterísticas da resposta do betão estrutural às deformações impostas, às indicações regulamentares sobre a matéria e a forma da análise e implementação no dimensionamento estrutural, sendo apresentados casos de obras projetadas com minimização de juntas estruturais.

A sessão terá como orador o Engenheiro José Camara que tem um percurso profissional dividido entre o ensino/investigação e a atividade de projetista de estruturas.  É professor associado do Instituto Superior Técnico e tem desenvolvido investigação no âmbito do Betão Estrutural entre outros no comportamento em serviço e nas ligações entre betões de diferentes idades. Foi coordenador da Especialização de estruturas na Ordem dos engenheiros entre 2009 e 2015. Os efeitos estruturais das deformações impostas, a sua avaliação e, em especial, a forma de os contrariar em estruturas com dimensões grandes em planta, tem sido uma vertente de interesse quer a nível da investigação quer da aplicação em projetos.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia através do Balcão Único do SIGOE.