c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
time_3825787395d937ea00f6fb.jpg

Palestra: "As Time Goes By"

Sede Regional, em Coimbra

Coimbra, Sede Regional

21 de novembro de 2019

Coimbra, Sede Regional

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
correio@centro.oep.pt
O Colégio Regional de Engenharia Informática irá realizar na sede regional em Coimbra, no dia 21 de novembro, uma palestra intitulada "As Time Goes By", que tratará a temática da gestão do tempo, com início agendado para as 18h00.

As ferramentas e tecnologias de que dispomos nunca foram tão poderosas e, no entanto, muitos são os que não conseguem lidar com as tarefas que lhe são atribuídas e são constantemente atrasados. As listas de tarefas e agendas 'seguem-nos' para todo o lado, em todo o tipo de dispositivos móveis ou fixos ligados à 'nuvem', mas nunca antes tantas tarefas foram abandonadas e tantos prazos limites foram incumpridos. Software, vídeos, cursos e livros sobre gestão de tempo estão disponíveis em grande quantidade e, no entanto, são ineficazes. A razão para tudo isto é a de que o que a maioria das pessoas sabe sobre gestão de tempo está, simplesmente, errado. Esta palestra aborda a gestão de tempo de uma forma inovadora, evolucionária e refrescante, pesando todos os seus ângulos e considerando muitos dos seus detalhes. Cobre não só opiniões e abordagens de personalidades bem conhecidas, mas, também, aproximações e técnicas desenvolvidas pelo orador ao longo da sua carreira de mais de 36 anos. A palestra destina-se a todo o tipo de públicos, desde as pessoas que necessitam de saber mais sobre gestão de tempo até aos que creem que não.

Acerca do orador: Fernando Boavida é professor catedrático no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi um dos fundadores do Laboratório de Comunicações e Telemática do DEI, Diretor Estratégico para as Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade de Coimbra desde outubro de 2003 a dezembro de 2015, Diretor do DEI de fevereiro de 2004 a Janeiro de 2008 e Diretor do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra de outubro de 2013 a setembro de 2015. Os seus principais interesses de investigação são a Internet das Coisas, redes de sensores sem fios, e criptografia. É autor de mais de 200 publicações internacionais (livros, capítulos de livros, artigos em revistas e artigos em conferências). Foi presidente da comissão de programa das conferências internacionais QofIS 2001, IDMS-PROMS 2002, NETWORKING 2006, WWIC 2007, FMN 2008, EWSN 2010, FMN 2012, IWQoS 2012, ACM SIGCOMM FhMN 2013, Mobiquitous 2015, e WoWMoM 2016. É autor de quatro livros em português utilizados como bibliografia em cursos de universidades e politécnicos de países de língua oficial portuguesa, nas áreas da engenharia de redes de computadores, administração de redes, redes TCP/IP e redes de sensores sem fios. É membro sénior do IEEE e membro da Ordem dos Engenheiros. Faz parte do corpo editorial da revista internacional Computer Communications, da Elsevier. A sua página web encontra-se em http://www.uc.pt/go/boavida.