498px_christopher_columbus_129185858535fc6241b2e4.jpg

Palestra: Cristóvão Colon e Fernão de Magalhães, dois agentes secretos portugueses ao serviço de Portugal

Auditório Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

21 de maio de 2014

Auditório Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros vai promover, no próximo dia 21 de maio, pelas 18h00, no Auditório da sua Sede, em Lisboa, uma palestra intitulada "Cristóvão Colon e Fernão de Magalhães, dois agentes secretos portugueses ao serviço de Portugal", que terá como orador convidado o Eng. José Mattos e Silva.

A abertura da sessão será feita pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, e o debate será moderado pelo Eng. António Mattos e Silva.

Cristóvão Colon, filho bastardo de D. Leonor e de D. João Menezes da Silva, nasceu na vila alentejana de Cuba e casou-se com Filipa Moniz Perestrelo (filha de Bartolomeu Perestrelo) de quem teve o seu filho legítimo Diogo, 1.º Duque de Verágua. Teve também um filho bastardo, Hernando, de Beatriz Enriquez de Arana y Torquemada, com quem não se casou. Fernão de Magalhães era filho de Rodrigo de Magalhães e de Alda de Mesquita. Nascido no Porto ou em Gaia, casou com Beatriz Barbosa de quem teve dois filhos. Ambos morreram crianças, não tendo tido geração sobreviva.

Colon terá sido um agente secreto de Portugal, ao serviço de D. João II, de modo a criar condições para que o território que viria a designar-se por "Brasil" ficasse no hemisfério português, através do Tratado de Tordesilhas. Já Fernão de Magalhães terá sido um agente secreto de Portugal, ao serviço de D. Manuel I, de modo a criar condições para que o nosso país viesse a adquirir as Molucas através do Tratado de Saragoça.

Apesar de gratuitas, as inscrições neste evento são obrigatórias.