c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
ant_16304750645da8916146601.jpg

Procedimentos Para a Inspeção e Diagnóstico Estrutural de Edifícios Antigos / Existentes

JOÃO MIRANDA GUEDES

Coimbra, Sede Regional

19 de novembro de 2019

Coimbra, Sede Regional

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
Balcão Único - SIGOE
O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil irá realizar na Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, no dia 19 de novembro às 18h00, uma sessão técnica denominada "Procedimentos para a inspeção e diagnóstico estrutural de edifícios antigos / existentes".

Pretende-se enquadrar as ações de inspeção nos processos de intervenção em edificado antigo/ existente. Perceber a sua função, qual a informação a adquirir que se considera necessária e as ferramentas e instrumentos que permitem, ou facilitam essa aquisição. Por outro pretende-se discutir a forma como essa informação deve ser utilizada no âmbito das ações de diagnóstico e qual a sua interação com o projeto de estabilidade. Finalmente, e porque o diagnóstico do estado estrutural de edifícios antigos envolve necessariamente o conhecimento sobre as estruturas e os materiais que os suportam, serão apresentadas as tipologias estruturais mais comuns dos edifícios antigos.

A sessão terá como orador João Miranda Guedes. Professor auxiliar do departamento de Eng.ª Civil da FEUP e sócio da NCREP, Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, Lda. É autor e co-autor de mais de 150 publicações científicas em congressos, seminários, revistas técnicas e científicas e mais de 130 relatórios técnicos pelo Instituto da Construção da FEUP para entidades públicas e privadas. Co-organizou, conferências nacionais sobre a reabilitação do património construído em parceria com entidades com a tutela do património nacional. É membro da Comissão Científica do Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE) da FEUP. No âmbito do NCREP, supervisiona trabalhos de inspecção, diagnóstico e projecto de intervenção estrutural em edificado antigo, classificado e ordinário.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia através do Balcão Único do SIGOE.