imagemdivulgacaov4_1219444858636be701d51ea.jpg

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Área de Comunicação e Formação

E-mail: atividades@sul.oep.pt

A Academia Militar, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, em parceria com a Região Sul da Ordem dos Engenheiros, promovem a realização do PROTEDES – Seminário sobre Proteção de Infraestruturas Contra Explosões, que decorre no dia 25 de novembro, às 17h00, no auditório da Região Sul, com transmissão online.

Dando continuidade às edições de 2018, 2019 e 2021 do seminário de proteção de infraestruturas contra explosões, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros acolhe o seminário PROTEDES 2022 que prossegue adotando uma abordagem integrada e multidimensional do problema.

Com efeito, as ameaças e riscos à segurança humana provenientes do terrorismo ou de atividades industriais, em particular a extrativa, a química e a petrolífera, continuam a conferir elevada atualidade ao desenvolvimento de medidas de engenharia para mitigar os efeitos das explosões, em paralelo com outras medidas de segurança.

No seminário PROTEDES 2022 serão apresentados trabalhos nas áreas dos sistemas de dissipação de energia, do comportamento de sistemas envidraçados e da modelação estrutural para ações impulsivas.

Os trabalhos a apresentar foram desenvolvidos no âmbito dos projetos de investigação PROTEDES (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia), ProFESEx e PrinCE (financiados pelo Exército Português), e PrInSeF (financiado pelo IUM), e PRINSE e BLADE (financiados pela NATO e C-IED COE de Madrid).

Comissão Organizadora:

Válter Lúcio, CERIS, FCT NOVA; Corneliu Cismasiu, CERIS, FCT NOVA; Eduardo Júlio, CERIS, IST-UL; TCor. Pedro Matias, CCPI, CINAMIL, AM; TCor. Gabriel Gomes, EP, CINAMIL; FCT NOVA; Fernando Pinho, CERIS, FCT NOVA, OE.

Patrocínios:

ORICA - Mining Services.

CONCREMAT - Soluções de Betão.

Afiliações:

AM - Academia Militar.

CCPI - Centro de Competências para a Proteção de Infraestruturas da Academia Militar.

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability.

C-IED COE - Counter Improvised Explosive Devices Centre of Excellence, Espanha.

CINAMIL - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar.

EP - Exército Português.

FCT NOVA - School of Science & Technology da Universidade NOVA de Lisboa.

IST-UL - Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

IUM - Instituto Universitário Militar do Estado Maior General das Forças Armadas.

NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte.

RMA - Royal Military Academy, Bélgica.

ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

UTCN - Universidade Técnica de Cluj-Napoca, Roménia.

Projetos de Investigação:

PROTEDES - Proteção de Edifícios Estratégicos Contra Explosões.

PRINSE - Protection of Infrastructures and systems against Explosions.

BLADE - Blast Protective Walls Design Optimization.

ProFESEx - Proteção de Fachadas Envidraçadas Sujeitas a Explosões.

PrinCE - Proteção de Infraestruturas e sistemas Contra Explosões.

PrInSeF - Proteção de Infraestruturas e Segurança Física.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias no Balcão Único | SIGOE, e estão abertas para membros e não membros da Ordem dos Engenheiros (OE) até 23 de novembro. Os interessados que não sejam membros da OE deverão efetuar o registo no Balcão Único | Sigoe, para a realização da respetiva inscrição.

_______________________________________________________________________________________________________

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.