mais_engenharia_portal_72000767560ccafc9a5b09.jpg

Reflexão sobre "Mais Engenharia Informática, Mais Indústria"

Online via plataforma Zoom

1 de julho de 2021

Online via plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel.: 213 132 686
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Informática em parceria com o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Informática promove, no próximo dia 1 de julho, entre as 17h30 e as 19h30, via plataforma Zoom, uma reflexão sobre "Mais Engenharia Informática, Mais Indústria ".

É consensual que a Engenharia Informática tem um papel central na concretização do Digital. O Digital envolve interações complexas de uma diversidade de artefactos computacionais executados em infraestruturas interligadas por redes de débito elevado, locais, de nuvem ou mistas. O exemplo mais recente da tecnologia 5G que vem reforçar a interligação de qualquer dispositivo, mais conhecido por IoT, coloca novos desafios à "construção” de Sistemas Informáticos. O adotar e o investimento em contributos estratégicos para iniciativas de desenvolvimento de standards abertos (Open Standards) validados por código aberto (Open-Source), são oportunidades de dinamização de exportações. No entanto, só teremos mais indústria se existir uma estratégia de aposta na capacidade nacional de conhecimento e de produção de Sistemas Informáticos e sem as atuais dependências. A necessidade de novos serviços digitais disponibilizados através de interfaces de utilização simples e de fácil manuseamento e a automatização de processos críticos de confiança e seguros, são desafios com potencial de exportação, se "fabricados” por indústria nacional liberta de dependências.
Só haverá inversão de tendência de défice se radicalmente condicionarmos a inovação à existência de produtos nacionais que respondam em conformidade, qualidade e custo.
A Engenharia Informática está capacitada para trabalhar a inversão de atitude perante a inovação.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias para Membros e Não Membros da OE.

Se não está registado, começar pelo registo no SIGOE

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.