A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros pretende levar a cabo um conjunto de encontros de curta duração que abordarão temas diversificados.
O primeiro momento realizar-se-á no próximo dia 29 de junho, às 18H00, na Sede desta Secção Regional.
SOBRE O TEMA | É considerada a maior praga urbana presente nos Açores. Atualmente encontram-se disseminadas por várias cidades dos Açores com especial incidência nos centros históricos. O seu impacto tem suscitado preocupação junto de moradores, profissionais ligados ao sector da construção, entidades governamentais e comunidade científica.
Para combatê-la é preciso, antes de mais, conhecê-la melhor. É precisamente com este intuito que a Secção Regional dos Açores promove este encontro.
Com o contributo de duas Especialistas Convidadas, no próximo dia 29 de junho, será possível saber mais acerca desta preocupante problemática.
O tema suscitou o seu interesse ? Em caso afirmativo, sugerimos que proceda à sua inscrição, através do seguinte endereço de email:
geral.acores@acores.ordemdosengenheiros.pt. SOBRE AS PALESTRANTES |
DRA. LINA NUNES
LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL, PORTUGAL
Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada pelo Imperial College of London. É investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) onde iniciou a sua atividade em 1988 e investigadora associada do Grupo da Biodiversidade dos Açores da Universidade dos Açores, desde 2010.
Desenvolve atividade centrada na utilização de madeira e de outros materiais naturais na construção. Especializou-se no estudo da biologia e controlo de térmitas. Tem participado em diversos projetos de investigação sobre o tema e publicado um relevante conjunto de artigos científicos que muito têm contribuído para o conhecimento dessa problemática.

DRA. HELENA CRUZ
LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL, PORTUGAL
Engenheira Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorada pela Universidade de Brighton.
É Chefe do Núcleo de Comportamento de Estruturas e Investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde iniciou a sua atividade, em 1984. Desenvolve a sua atividade sobretudo no âmbito da inspeção, diagnóstico, avaliação da segurança, tratamento e reforço de estruturas de madeira, bem como no apoio ao desenvolvimento e caracterização de produtos e sistemas de construção. Tem participado em diversos projetos de investigação nestas áreas, e realizado numerosos estudos e pareceres solicitados por entidades públicas ou particulares, no âmbito das atividades referidas.