geo_18987944375d946e0d51ef4.jpg

Sessão de Divulgação, Esclarecimento e Discussão Pública Sobre o "Guia de Boas Práticas para a Contratação de Obras Geotécnicas Complexas"

Coimbra, Sede Regional

07 de outubro de 2019

Coimbra, Sede Regional

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
correio@centro.oep.pt
A Ordem dos Engenheiros - Região Centro (OE Centro) acolhe, no próximo dia 07 de outubro a partir das 17h00, no auditório da sua Sede Regional, uma Sessão de Divulgação, Esclarecimento e Discussão Pública sobre o "Guia de Boas Práticas para a Contratação de Obras Geotécnicas Complexas", onde será efetuada a apresentação sistemática das melhores práticas contratuais, nacionais e internacionais, que têm em atenção a recente alteração da Legislação Portuguesa de Contratação Pública à luz das novas Diretivas Europeias, para Obras Geotécnicas Complexas (OGC), em particular os túneis.
Esta sessão já foi realizada na Sede da OE em Lisboa, no passado dia 18 de Julho, tendo tido bastante adesão e participação na discussão. A Ordem dos Engenheiros entende que, pela relevância e utilidade do documento bem patente na grande adesão que a sessão teve, por parte não só de membros mas de representantes de diversas entidades ligadas à temática, as sessões deveriam ser estendidas às restantes Regiões.

As melhores práticas de construção das Obras Geotécnicas Complexas promovem a adequação dos métodos construtivos inicialmente previstos às condições reais encontradas em obra, através de uma resposta rápida às mudanças nas condições dos terrenos, valorizando a importância da flexibilidade contratual para alcançar os objetivos que presidem à celebração de um contrato público.

Neste contexto, pretende-se com esta sessão:
  • apresentar resumidamente as recomendações contidas no Guia de Boas Práticas Contratuais para Obras Geotécnicas Complexas;
  • sensibilizar para a importância da aplicação das melhores práticas contratuais em todo o processo da obra;
  • debater e suscitar a o interesse dos diversos intervenientes.
Foi criado um E-mail dedicado para receber contribuições sobre este assunto: GuiaOGC@gmail.com
A versão atual do Guia encontra-se disponível e pode ser descarregada a partir do seguinte endereço: https://cpt.spgeotecnia.pt/uploads/guia-ogc-062019.pdf. O documento resulta de um trabalho conjunto da OE, da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo e da Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores.

A entrada é livre mas carece de inscrição através do SIGOE.

Consulte o Programa desta sessão.