c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
vant_143593613350eee37283fa4.jpg

Sessão Técnica: “Veículos aéreos não tripulados (VANT) para produção de Informação Geográfica”

Coimbra, 28 de Janeiro de 2013

Auditório da Sede Regional da O.E. em Coimbra / Campo de Jogos de Santa Cruz (Jardim da Sereia)

28 de janeiro de 2013

Local

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
e-mail: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt
O Colégio Regional de Engenharia Geográfica vai realizar no dia 28 de janeiro uma sessão técnica sobre Veículos aéreos não tripulados (VANT) para produção de informação geográfica. O programa da sessão é o seguinte:

Hora: 10h às 18h (intervalo para almoço)

Orador: João Marnoto

Empresa: Sinfic –Sistemas de Informação Industriais e Consultoria, S.A.

Funções: Fundador e antigo Diretor Técnico da Novageo Solutions, empresa que atualmente pertence ao Grupo Sinfic; atual responsável pelo "projeto VANT” (Sinfic)

Principais tópicos da Sessão:
  • elaboração e apresentação do plano de voo;
  • ida ao campo, para voo/recolha de dados;
  • processamento dos dados: criação da nuvem de pontos e do mosaico ortorretificado;
  • comparação com cartografia local e discussão dos resultados obtidos;
  • análise das capacidades e limitações na produção de Informação Geográfica;
  • conclusões acerca das potencialidades desta tecnologia.
A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia para o e-mail :
solange@centro.ordemdosengenheiros.pt

(*) João Marnoto: É um dos "velhos dinossauros” da área SIG, na qual tem trabalhado desde 1975. Foi cofundador da Secção de Cartografia Automática dos Serviços Cartográficos do Exército (SCE) em 1976 (atual Instituto Geográfico do Exército, IGeoE), CTO na Novageo Solutions e atualmente envolvido num novo projeto na SINFIC.

João Marnoto partilhará connosco as suas novas experiências e trabalhos desenvolvidos na captura de imagens aéreas com recurso a veículos aéreos não tripulados (VANT), demonstrando o seu potencial e vantagens tais como elevadas resoluções e rápida disponibilização das fotos.

(*) Tradução livre do "site” "Campo Maior, GeoCamp 2012"